O baiano Uri Valadão conquistou neste sábado (25) o bicampeonato mundial de bodyboard, ao garantir o título do IBC World Tour durante a etapa final do circuito, realizada nas Ilhas Canárias, na Espanha.
Mesmo eliminado nas quartas de final, Uri assegurou o título após a queda do francês Pierre-Louis Costes — seu único rival na disputa pelo troféu — nas semifinais. Com o resultado, o brasileiro encerra a temporada na liderança do ranking mundial.
O título marca um retorno histórico: 17 anos após sua primeira conquista, em 2008, também nas Ilhas Canárias, Uri volta ao topo do bodyboard mundial.
“Só agradecer. Um dos dias mais felizes da minha vida. Perdi uma bateria acirrada e, no fim, tive que torcer pelos adversários. O título voltou depois de 17 anos. Inacreditável. Obrigado, Brasil, e toda minha família”, declarou emocionado o atleta.
Durante a comemoração, Uri dedicou o feito à memória de uma tia que faleceu recentemente. “Muito emocionado. Lembrei de uma pessoa muito especial que morreu essa semana, minha tia Cris. Senti ela muito presente. Ela se foi, mas está aqui comigo”, disse.
Com o bicampeonato, Uri Valadão se consolida como o segundo maior campeão brasileiro da história na categoria masculina, atrás apenas de Guilherme Tâmega, detentor de seis títulos mundiais.