Salvador, 1 de maio de 2026
Editor: Chico Araújo

Brasil lança campanha de vacinação para torcedores que vão à Copa do Mundo de 2026

Antes de passagens, passaporte e embarque, os torcedores brasileiros que viajarão para os Estados Unidos, Canadá ou México para acompanhar a Copa do Mundo 2026 devem se atentar à vacinação contra o sarampo. O Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (29), uma campanha nacional voltada especialmente aos brasileiros que pretendem realizar a viagem.

Segundo o ministério, a iniciativa reforça a importância da imunização como principal medida de proteção individual e coletiva diante do cenário epidemiológico internacional, marcado por surtos ativos da doença nos países que sediarão o torneio.

“Esses países estão vivendo uma explosão de casos de sarampo. No ano passado, 90% dos casos de todo o continente americano aconteceram neles. A OMS emitiu um comunicado que traz uma preocupação: 70% dos casos das Américas estão nesses três países. Recebemos no ano passado, aqui no Brasil, 38 casos importados de turistas ou brasileiros que viajaram para lá”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

VACINA CONTRA O SARAMPO
A vacina é ofertada gratuitamente pelo SUS para crianças, adolescentes e adultos, independentemente de terem viagem marcada. O esquema vacinal funciona da seguinte forma:

– Crianças de 6 a 11 meses: Devem receber a chamada “dose zero”.
– Pessoas de 12 meses a 29 anos: Precisam de duas doses.
– Adultos de 30 a 59 anos: Devem receber uma dose única.

A campanha visa proteger os viajantes e reduzir o risco de reintrodução do vírus no território nacional. Embora o Brasil mantenha o status de país livre da circulação do sarampo, a intensificação do fluxo internacional nos próximos meses acende o alerta para o risco de importação de casos. A orientação principal é que os viajantes verifiquem e atualizem a caderneta de vacinação antes do embarque.

COPA DO MUNDO 2026
A Copa do Mundo 2026 começa em 11 de junho com uma partida entre México e África do Sul, no Estádio Azteca, na Cidade do México. A estreia do Brasil na competição está marcada para o dia 13 de junho, às 19h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

Bahia Notícias

Os comentários estão desativados.

Veja também

unnamed (34)
2ª edição da Corrida Nacional do SESI reúne 3,5 mil pessoas na orla de Salvador
Iniciativa faz parte de uma mobilização nacional realizada simultaneamente em 26 estados Cerca de 3,5...
a_funcionaria_tabata_da_coffeelab_que_trabalha_na_escala_4x301
Escola adota escala de trabalho 4x3 e aumenta faturamento em 35%
Proprietária da Coffe Lab conta que rotatividade de funcionários caiu Enquanto a sociedade brasileira...
Entrega campo Jaguaripe_Valter Pontes_Secom PMS (6)
Prefeitura entrega arena esportiva com gramado sintético em Jaguaripe I e amplia opções de lazer em Cajazeiras
O campo de futebol utilizado pelos moradores de Jaguaripe I, em Cajazeiras, foi transformado em uma arena...
Bolsonaro-1
PL da Dosimetria beneficia Bolsonaro que pode ter prisão reduzida para 22 anos
A possível redução da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro do debate após a derrubada...

Opinião

WhatsApp Image 2026-04-10 at 12.30
Compra de terras por estrangeiros no Brasil: o problema real pode estar no processo, não na lei