Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Caged: Salvador lidera geração de empregos no Nordeste e cria mais de 5,6 mil vagas em março de 2026

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

A capital baiana consolidou sua posição como o principal motor econômico e de geração de renda da região Nordeste. Segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes a março de 2026, divulgados nesta quarta-feira (29), Salvador registrou a criação de 5.616 novos empregos formais. Com esse resultado, o município alcança a marca histórica de 707.188 postos com carteira assinada, reafirmando o impacto positivo das políticas de fomento aos negócios lideradas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).

O dinamismo do mercado de trabalho soteropolitano reflete um cenário de crescimento contínuo, não se limitando apenas ao mês de março. No primeiro trimestre de 2026, a cidade gerou 10.211 novos postos formais de trabalho. Quando analisado o recorte dos últimos 12 meses, o saldo positivo se amplia de forma expressiva, registrando 26.571 admissões líquidas.

Esses indicadores garantem a Salvador o primeiro lugar isolado na geração de empregos em todo o Nordeste, seja no recorte mensal, trimestral ou anual. No cenário nacional, a cidade assumiu a 5ª posição entre os municípios brasileiros que mais abriram vagas com carteira assinada no período, ficando atrás apenas de São Paulo, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro.

Para a titular da Semdec, Mila Paes, os dados traduzem o esforço da gestão municipal em promover um ambiente atrativo e seguro para investidores, tendo como principal consequência um benefício social imediato: a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos por meio do trabalho formal. “Liderar a geração de vagas no Nordeste mês a mês, não só em 2025, mas também em 2026, mostra que estamos no caminho certo, colhendo os frutos de investimentos robustos em nossa infraestrutura e de políticas focadas em facilitar a vida de quem quer empreender e gerar renda aqui”, afirmou a secretária.

Destaques por setor – O balanço do Ministério do Trabalho também detalha as áreas que mais impulsionaram a economia da cidade no agregado do ano, apresentando um pilar central: o setor de serviços. Esse segmento foi responsável pela abertura de 9.031 vagas formais. Dentro do setor, os maiores volumes de contratações vieram das atividades administrativas e serviços complementares (5.681 postos), seguidos pelas áreas de saúde (1.848) e educação (1.276).

A construção civil foi outro setor a apresentar forte desempenho, somando 2.831 novos empregos gerados ao longo do trimestre. “O avanço consistente do setor de serviços e da construção civil comprova que a economia de Salvador está girando com força e fortalecendo diversas cadeias produtivas locais”, pontuou Mila Paes. A secretária também apontou a direção estratégica da Semdec para os próximos meses: “Continuar expandindo os programas de qualificação profissional, atrair novas matrizes econômicas e de investimentos para a capital”, completou.

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026