Salvador, 1 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Careca do INSS cancela ida à CPMI nesta segunda-feira

Decisão de investigado decorre de medida de ministro do STF

A reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS que estava marcada para esta segunda-feira (15) foi cancelada porque o investigado Antônio Carlos Camilo, conhecido como Careca do INSS, comunicou nesta manhã, por meio de sua defesa, que não comparecerá à sessão.

O anúncio foi feito pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), e contraria o que havia sido confirmado pela própria defesa do investigado, neste domingo (14).

“Perdemos a oportunidade de ouvir hoje um dos principais investigados no escândalo que desviou recursos dos aposentados”, lamentou Viana.

No sábado (13), em decisão, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça havia facultado a presença do investigado no Congresso Nacional. Por isso, cabe somente ao empresário optar por comparecer.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Desde sexta-feira (12), Antônio Carlos Camilo está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, por suposta participação em esquema de cobrança ilegal de mensalidades associativas descontadas sem autorização de aposentadorias e pensões pagas pelo INSS.

A decisão do magistrado da Corte engloba o empresário Maurício Camisotti, alvo da mesma operação da Polícia Federal e que tem depoimento agendado para a próxima quinta-feira (18).

A CPMI ainda não foi informada se Maurício Camisotti comparecerá ao depoimento.

Em nota, a defesa de Antonio Carlos Camilo, o Careca do INSS, esclareceu que “em razão da existência de inquérito policial com o mesmo objeto da CPMI, dará prioridade ao depoimento perante à Polícia Federal, considerando inclusive o lamentável clima político no âmbito da comissão, o que se tem visto durante os depoimentos já prestados, o que sinaliza para uma oitiva improdutiva”.

Agência Brasil

Veja também

VIC
Vitoria perde para o Coritiba e termina a rodada próximo do Z-4
No fechamento da 33° rodada o Vitoria não suportou a pressão do Coritiba e perdeu por 2×0, no Couto...
BRT
Evento na orla altera operação do BRT de Salvador no próximo domingo
Em virtude de um evento que será realizado na orla de Salvador neste domingo (01), das 16h às 23h30,...
salvamar_foto_lucas_moura_secom_pms_2
Salvamar reforça efetivo e amplia postos de salva-vidas nas praias de Salvador durante feriadão de Finados
Para o feriadão de Finados, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) contará com...
unnamed (1)
Agora agenciado pela mesma empresa de Vini Jr., Ítalo marca na vitória do Ural e mantém vivo o sonho do acesso na Rússia
O Ural conquistou uma vitória importante na Segunda Divisão do Campeonato Russo ao superar o Chelyabinsk...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos