Salvador, 10 de novembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Cidade do Saber retoma lugar de transformação social dois meses após abertura

Um dos maiores complexos de inclusão social da América Latina, a Cidade do Saber (CDS), centros integrados de cultura, educação e esporte, está prestes a completar dois meses de entrega após passar por ampla requalificação. O espaço ressurge com novo fôlego, devolvendo à população o ímpeto de ser vetor de transformação de vidas, seja pelos cursos e oficinas que despertam talentos e oportunidades, seja pelos espetáculos e eventos que emocionam e inspiram a cidade.

“A Cidade do Saber é um espaço de revolução da cultura, arte, educação, esporte e da tecnologia, mostrando que Camaçari tem talentos que vão para além da indústria. Aqui é onde é possível nossos jovens e crianças sonharem e construírem o seu futuro”, afirma o prefeito Luiz Caetano.

Reaberto em 20 de agosto, o complexo, com 22 mil metros quadrados (m²) de área e 10.874,33 m² de edificações construídas, abriga o Teatro Cidade do Saber (TCS) – terceiro maior da Bahia, com capacidade para 567 pessoas -, além de ginásio poliesportivo, piscina semiolímpica, conservatório de música e a sede da Secretaria de Cultura (Secult), responsável pela gestão do equipamento.

A titular da pasta, Elci Freitas, destaca que a entrega da CDS vai para além da entrega de um equipamento público. “É a afirmação de um direito. Está em plena consonância com a Constituição Federal, que no artigo 215 assegura que o Estado deve garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, o que também dialoga com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual reconhece a cultura como parte essencial da dignidade humana. A Cidade do Saber é, portanto, uma usina de sonhos que transforma esses princípios em prática. Um espaço vivo, onde a arte, o conhecimento e o esporte se encontram para promover inclusão, cidadania e oportunidades reais para o nosso povo. É aqui que Camaçari reafirma que cultura é direito, é vida e é futuro”, pontua a gestora.

Criada em março de 2007, a Cidade do Saber voltou a abrir suas portas como símbolo de compromisso do governo municipal com o futuro de Camaçari. E a resposta da população não tardou: em apenas um mês, cerca de 3 mil matrículas foram realizadas, divididas em mais de 30 modalidades culturais, esportivas e tecnológicas, oportunidades que se traduzem em sonhos realizados, vidas transformadas e horizontes ampliados.

São cursos que abraçam a diversidade do saber e do sentir: dança de salão, balé, teatro, capoeira, desenho, pintura, teclado, violão, canto coral, bateria, violino, viola, violoncelo, saxofone, clarinete, flauta doce e transversal, trompete, trombone, trompa, tuba e percussão sinfônica, além de atividades esportivas promovidas pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), como hidroginástica, natação, boxe, jiu-jitsu, karatê, basquete e voleibol. A tecnologia também tem seu espaço, com oficinas de Programação Criativa com Scratch e Robótica Criativa com LEGO.

No coração do complexo, o Teatro Cidade do Saber pulsa como grande casa da cultura de Camaçari. Entre os dias 20 de agosto e 11 de outubro, o espaço recebeu cerca de 12,2 mil pessoas em 32 sessões, reafirmando sua vocação para reunir arte, emoção e encontros transformadores. Foram 13 eventos artísticos e culturais, como o Ballace Festival, os espetáculos Los Catedrásticos e Nany People, os concertos do sexteto Opus Lúmen (Projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia – Osba) e da Orquestra Afrosinfônica, esta última que marcou a noite de reabertura.

Também ganharam vida no palco produções viabilizadas pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), como as peças “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, “Mas, e o Que é um Cucuruto?” e “Arvoré”, além do show “Linha do Tempo” do músico Denny Françuá, reafirmando a pluralidade e a potência criativa da cena cultural.

O TCS foi ainda espaço de atividades institucionais e acadêmicas, incluindo seminários, conferências e o Projeto Histórias Empreendedoras – Jornada de Negócios, conduzido pela comunicadora Rita Batista. Uma agenda que demonstra a versatilidade do teatro, cuja meta é clara: consolidar-se como principal sala de espetáculos da região, sem deixar de acolher os mais diversos formatos, mas garantindo que a arte e a cultura estejam sempre no centro da sua programação.

A requalificação trouxe vida a todos os cantos da Cidade do Saber. O complexo recebeu ainda a pintura de um painel de grafite no quiosque multiuso, a realização da 1ª Semana da Juventude de Camaçari, e visitas de representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado da Bahia, do Ministério da Educação (MEC), do Senai/Cimatec e de instituições escolares.

As dependências também abrigam a brinquedoteca, o Castelo da Leitura, além das instalações do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal da Bahia (ICTI/Ufba) – Campus Camaçari, reafirmando os múltiplos potenciais desse equipamento que é, ao mesmo tempo, templo do saber, casa da arte e espaço de cidadania.

Fotos: Juliano Sarraf, Patrick Abreu e Sophia França

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed
iFood e Confederação Nacional do Comércio firmam parceria para ampliar vantagens exclusivas aos trabalhadores em todo o Brasil
Termo de cooperação prevê acesso gratuito a plataformas educacionais do SENAC, capacitação profissional...
Negão Jamaica e dançarinos..
Companhia do Pagode anuncia ensaios e se aquece para o verão
Quem gosta de antecipar o final de semana, já pode começar a se programar! A banda Companhia do Pagode...
image
Exame de imagem auxilia no diagnóstico do câncer de próstata, que já matou mais de 7.200 pessoas na Bahia em 5 anos
A detecção precoce, que pode ser auxiliada pelos exames de toque retal e PSA, é fundamental Doença que...
@matheusl8
AFROPUNK Brasil reuniu mais de 50 mil pessoas em Salvador, com 19 atrações e anuncia edição no Rio de Janeiro para 2026
Festival encerrou neste domingo no Parque de Exposições de Salvador, com atrações como Coco Jones, Tems,...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!