Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Coelba triplica número de profissionais em Salvador e RMS após alerta de temporal

Mais de 500 profissionais estão mobilizados para atuação imediata na capital; previsão indica até 100 milímetros de chuva

A Neoenergia Coelba reforçou sua estrutura operacional e triplicou o número de profissionais em campo em Salvador e Região Metropolitana, após o alerta de temporal emitido pela Climatempo, que prevê chuvas intensas com volumes de até 100 milímetros a partir das 18h desta quarta-feira (22). Para garantir o atendimento às ocorrências e a continuidade do fornecimento de energia elétrica, a distribuidora mobilizou mais de 500 técnicos e eletricistas, incluindo equipes de apoio vindas de São Paulo e Rio Grande do Norte, que atuam em outras distribuidoras do Grupo Neoenergia.

O Centro de Operações Integradas (COI) da companhia segue sua operação em regime especial, com engenheiros e técnicos monitorando o sistema elétrico 24 horas por dia. A operação conta com tecnologia de automação que permite a recomposição rápida de parte do fornecimento, muitas vezes de forma remota e automática, sem necessidade de deslocamento de equipes.

“O nosso plano de contingência é continuamente aprimorado para garantir uma resposta rápida e resolutiva. Estamos com equipes estrategicamente posicionadas na cidade para agilizar o atendimento em caso de interrupções. O uso da automação e das tecnologias inteligentes de rede pode reduzir o tempo de restabelecimento e minimizar os impactos das chuvas aos nossos clientes”, explica Thiago Martins, superintendente técnico da Neoenergia Coelba.

O plano operacional da distribuidora também estabelece prioridade de atendimento para serviços essenciais, como hospitais, fornecimento de água, unidades de segurança pública e pessoas que dependem de equipamentos elétricos para sobrevivência.

Orientações de segurança durante o período de chuva

Evite aproximação de fios partidos: se ocorrer o rompimento de cabos devido à queda de galhos ou raios, não toque nem se aproxime. Afaste outras pessoas do local e ligue imediatamente para o 116 (Neoenergia Coelba).

Fios sobre veículos: se um cabo cair sobre um carro, permaneça dentro do veículo e oriente as pessoas a não se aproximarem. Ligue para 116 e para o Corpo de Bombeiros (193).

Busque abrigo seguro: fique longe de janelas, portas metálicas e evite se abrigar sob árvores ou ficar áreas abertas durante tempestades.

Proteja seus equipamentos: retire da tomada aparelhos eletroeletrônicos para evitar danos causados por descargas elétricas.

Evite trabalhos externos: não realize serviços em telhados ou próximos à rede elétrica durante o período de chuva.

Em caso de inundações: desligue o disjuntor geral da residência e mantenha distância de áreas alagadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar