Salvador, 11 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Consulta pública sobre educação a distância vai até sexta-feira

Interessados devem acessar a plataforma Brasil Participativo

O Ministério da Educação (MEC) recebe até a próxima sexta-feira (14) as contribuições da consulta pública sobre o novo marco regulatório dos cursos de graduação com oferta de educação a distância (EaD) nos cursos superiores de graduação do Brasil.

A atualização das diretrizes dos cursos de graduação em EaD busca adaptar as normas da educação a distância às transformações digitais e aos novos critérios de acompanhamento acadêmico e tem o objetivo é aperfeiçoar as políticas públicas educacionais.

A iniciativa é voltada a estudantes, professores, pesquisadores, gestores de instituições de ensino superior públicas e privadas, entidades da sociedade civil e demais interessados.

A necessidade de regulamentação da EaD no Brasil está prevista no Decreto nº 12.456/2025.

Passo a passo
Para participar, os interessados devem acessar a plataforma Brasil Participativo e fazer o login com a conta Gov.br.

O participante terá acesso ao texto de referência, disponível na página do Conselho Nacional de Educação (CNE), na seção Audiências e Consultas Públicas.

Quem responder à consulta pública deverá também preencher o formulário de coleta de dados relativos à identificação do perfil sociogeográfico.

O governo federal esclarece que as informações serão usadas exclusivamente para fins estatísticos, de avaliação institucional e formulação de políticas públicas, sem divulgação individualizada dos participantes em qualquer hipótese.

Diretrizes
A minuta da proposta sugere novas regras para a oferta de cursos, mediação pedagógica, suporte ao estudante e atuação do corpo docente em instituições de educação superior que atuam na modalidade EaD.

A proposta define critérios para atividades presenciais e conteúdos digitais, garantindo que os padrões acadêmicos exigidos sejam equivalentes em todas as modalidades de ensino. 

A minuta elaborada pela Comissão da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) está dividida em pontos organizacionais para a oferta de cursos superiores EaD: 

regulamentação da modalidade semipresencial: estabelece percentuais e critérios para carga horária presencial obrigatória (como práticas de laboratório e extensão) combinada com atividades síncronas (tempo real) e assíncronas mediadas, no ambiente virtual de aprendizagem; 
critérios para mediação e docência: parâmetros para a atuação de professores e tutores, com determinações sobre interatividade com os estudantes e regras para o trabalho acadêmico. 
estrutura dos polos de apoio: define requisitos para os polos de apoio presencial no suporte tecnológico e acadêmico aos estudantes. 
suporte acadêmico: estabelece parâmetros de acompanhamento pedagógico ao longo da jornada do estudante de graduação. 
Consolidação
Após o término do prazo de contribuição, será aberto o período de sistematização das proposições recebidas, entre os dias 15 e 22 de agosto.

De acordo com o MEC, as sugestões serão analisadas para a consolidação da redação final do parecer e do projeto de resolução pelo CNE.

Agência Brasil

Veja também

Seduc_abertura-Conexão-Estudantil-2026_Foto_Juliano-Sarraf (11)
Em Vila de Abrantes, Seduc lança 2ª edição do projeto Conexão Estudantil
Com uma programação voltada ao fortalecimento do protagonismo juvenil, reunindo momentos de aprendizagem,...
Creches e educação infantil Salvador - Foto Secom PMS-4
Salvador lidera no Nordeste em acesso a creches e está em 4º no país em vagas para pré-escola
Salvador está entre as capitais brasileiras com os melhores indicadores de atendimento na Educação Infantil....
stt-onibus-transporte-publico-conecta-camacari-foto-juliano-sarraf-3
Conecta Camaçari: Transporte público é ampliado com mais quatro novas linhas na sede e na orla
O sistema emergencial de transporte municipal, Conecta Camaçari, iniciou nesta semana a circulação de...
Salvador-Contra-Dengue_SMS_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-10
Prefeitura intensifica ações de combate ao mosquito da dengue em Salvador
Cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya,...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026