Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Corinthians vence Vasco com “Dinizismo” eficiente e deixa a zona de rebaixamento

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Com um a menos desde o primeiro tempo, Timão segura pressão carioca, vence por 1 a 0 em Itaquera e chega ao sexto jogo seguido sem sofrer gols sob o comando de Fernando Diniz

O Corinthians deu um passo fundamental para a sua reestruturação no Campeonato Brasileiro. Em tarde de reencontro com o Vasco — adversário da final da Copa do Brasil de 2025 —, o Alvinegro paulista venceu os cariocas por 1 a 0 na Neo Química Arena, em partida válida pela 13ª rodada. O resultado tira a equipe do técnico Fernando Diniz da zona de rebaixamento, alçando o clube à 14ª posição na tabela.

A vitória consolida o excelente momento defensivo do Corinthians. Já são seis partidas de invencibilidade (quatro vitórias e dois empates), período em que o goleiro Kauê não precisou buscar a bola no fundo das redes. Para o Vasco de Renato Gaúcho, a derrota freia a ascensão do time, que perde a chance de encostar nos líderes.

O brilho de Bidu e o domínio inicial
Sob um calor de 28°C em Itaquera, o Corinthians dominou as ações na primeira etapa, ditando o ritmo através da posse de bola e das triangulações características de seu treinador. O goleiro vascaíno Léo Jardim foi o grande nome dos visitantes, salvando tentativas aéreas de Gustavo Henrique e chutes de Vitinho.

A resistência carioca caiu aos 37 minutos. Em uma construção coletiva de pé em pé, Garro serviu Matheus Bidu com um passe de calcanhar magistral dentro da área. O lateral-esquerdo, finalizando com a perna direita, venceu Léo Jardim para abrir o placar.

Expulsão e resistência
O cenário de tranquilidade mudou nos acréscimos do primeiro tempo, quando o volante André foi expulso com cartão vermelho direto após entrada violenta em Thiago Mendes no campo de ataque. Com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, o Corinthians precisou abrir mão do estilo ofensivo para se segurar na defesa.

Renato Gaúcho promoveu alterações, incluindo a entrada de Adson, que deu contornos dramáticos à partida com investidas pelas pontas. O Vasco aumentou o volume de jogo e pressionou o goleiro Kauê, mas esbarrou em uma defesa corintiana bem postada. Nos contra-ataques, Yuri Alberto chegou a ter a chance de ampliar, mas falhou na finalização.

Após quase dez minutos de acréscimos na etapa final, o apito encerrou o sofrimento da torcida em Itaquera, selando o 1 a 0.

Próximos compromissos
As duas equipes agora viram a chave para as competições continentais. Na próxima quinta-feira (30), o Corinthians recebe o Peñarol, às 21h, pela Copa Libertadores. No mesmo dia, o Vasco joga em São Januário contra o Olimpia, às 19h, pela Copa Sul-Americana.

Veja também

flavio votando
Flávio Bolsonaro contesta resultado da eleição e diz que vai pedir anulação do pleito
Derrotado no segundo turno das eleições presidenciais de 2026, o senador Flávio Bolsonaro (PL) afirmou...
tela lula
Lula exalta juventude e defende regulação das redes após reeleição
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter derrotado a mentira, exaltou a participação dos...
Alckmin
Geraldo Alckmin é reeleito vice-presidente e reforça papel de articulador político e econômico de Lula
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foi reeleito neste domingo (25) na chapa do presidente Luiz Inácio...
janonesjanones
André Janones lidera estratégia digital de Lula e ganha protagonismo em virada eleitoral
O deputado federal André Janones (Rede-MG) teve papel central na estratégia digital da campanha do presidente...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos