Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Desfile de 7 de Setembro realça soberania do Brasil nos 203 anos da independência

Amparado pelos eixos temáticos Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro, evento cívico em Brasília teve participação do presidente Lula e outras autoridades, da população, do Curupira (mascote da COP30) e da banda Neojibá, formada por jovens em situação de vulnerabilidade social

Com o lema “Brasil Soberano”, o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro foi realizado neste domingo, com público total estimado de 45 mil pessoas em toda a Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). A celebração do Dia da Independência durou cerca de duas horas e foi amparada por três eixos temáticos – Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro –, além da programação tradicional das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas).

O desfile, que começou a partir das 9h, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros e outras autoridades. “Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro. Mantemos relações amigáveis com todos os países, mas não aceitamos ordens de quem quer que seja. O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, ressaltou Lula em pronunciamento transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite de sábado (6), em razão do 7 de Setembro.

O povo brasileiro marcou presença na cerimônia. O gaúcho Gustavo Menezes, professor de farmacologia de 50 anos, levou a família para acompanhar o desfile e conhecer a capital federal. “Considero de extrema importância, pelo momento do país, participar e apresentar também para a família, já que é a primeira vez que nós estamos na capital, filhos e esposa. A temática ‘ser soberano’ é o que nos move também a estar aqui e apoiar, hoje, o atual governo”, destacou.

“Passei quase 20 anos fora do Distrito Federal, mesmo sendo daqui, estou voltando agora e é a oportunidade de vir novamente assistir ao desfile, a toda essa comemoração que representa a nossa cultura, a nossa soberania e a nossa independência frente aos outros países do mundo”, afirmou Erica Souza da Silva, assistente administrativa de 37 anos.

BRASILIDADE — Jandira dos Santos Silva, bancária de 51 anos, enfatizou o orgulho pela sua nacionalidade, que ela faz questão de transmitir para os familiares. “Eu sou aquela brasileira apaixonada por ser brasileira e acho importante colocar na cabeça das crianças, desde cedo, a importância da pátria, de valorizar o país que você vive”, disse. “Como nós somos uma nação incrível, nós não precisamos ser dominados, doutrinados ou controlados por outros países, a gente tem a condição de ser independente. Estamos aqui comemorando essa independência e temos que lutar por isso, não de sermos submissos”, acrescentou.

De Vitória (ES), a arquiteta Eliana Gomes, 49 anos, viajou para participar do desfile, motivada em conectar à atualidade os conteúdos que o filho tem aprendido nas aulas de história. “A gente decidiu vir, principalmente, por causa do Arthur, meu filho de 10 anos, porque ele gosta muito de história. Ele está estudando a história do Brasil no momento e se interessa muito. Por isso, a gente achou que seria interessante ele vir a Brasília ver tudo o que está estudando, principalmente nessa data que é tão importante para o país”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar