Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Festival Pelourinho Cultural abre temporada de forró com Márcia Short e U Tal do Xote, neste sábado (16)

Projeto leva ao Centro Histórico de Salvador programação diversa ao longo do ano

O fole vai começar a roncar no Festival Pelourinho Cultural no próximo dia 16, um sábado. A temporada de forró do evento será aberta pela cantora Márcia Short e pela banda U Tal do Xote, que sobem ao palco montado na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba a partir das 19h.

Márcia irá apresentar o show ‘Arraiazinho’, com que já passou por diversas cidades do Nordeste. Nele, faz uma homenagem a ícones do forró com um repertório que passeia por grandes sucessos do gênero, como ‘Anunciação’, de Alceu Valença; ‘Xote das meninas’, de Luiz Gonzaga; e ‘Festa no interior’, de Moraes Moreira e Abel Silva.

“É empolgante para mim, como artista, encontrar opções para todos os gostos”, afirma a cantora baiana. “Em épocas como essa, é importante reforçar a tradição com a música junina autêntica na sua essência, e eu sempre opto por homenagear grandes mestres nordestinos”, acrescenta.

Com mais de 15 anos de estrada, a banda U Tal do Xote promete levar ao público seu vasto repertório, que inclui releituras de clássicos da MPB. Liderado pelo vocalista Maurício Cairo, o grupo baiano já dividiu palco com artistas como Elba Ramalho, Adelmário Coelho e Reginaldo Rossi. Agora, acaba de lançar o álbum ‘Pra sempre um xote’, com canções de Djavan, Cazuza e Rita Lee.

Sobre o Pelourinho Cultural
O Festival Pelourinho Cultural é realizado por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Petrobras, produção da Tapis Rouge Produções e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

O projeto tem como proposta fortalecer o Centro Histórico como espaço permanente de encontro entre artistas e público, ampliando o acesso à cultura e valorizando a produção musical local.

SERVIÇO
O quê: Festival Pelourinho Cultural, com Márcia Short e a banda U Tal do Xote
Quando: 16 de maio (sábado), a partir das 19h
Onde: Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, no Pelourinho
Quanto: gratuito

Veja também

Flávio Bolsonaro
Último dia para qualquer tipo de propaganda eleitoral é neste sábado
Campanha só está permitida até às 22h; confira regras Na reta final do segundo turno das Eleições de...
futebol
Ex-jogadoras da seleção de futebol incentivam alunas em escolas do Rio
Brasil sediará Copa do Mundo feminina em 2027 Na escola municipal Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa,...
Mateus
Bahia conquista prata no judô e bronze no triathlon nos Jogos da Juventude 2026
A delegação baiana conquistou duas medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude 2026, disputados...
chuva
Inmet: Domingo de eleição será chuvoso em boa parte do país; confira
Norte e Nordeste têm predomínio de tempo seco e calor O fim de semana de eleições terá predomínio de...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos