Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Frio e dores articulares: por que as queixas aumentam em dias chuvosos?​

O ortopedista Gustavo Dórea explica como as baixas temperaturas afetam articulações e dá dicas para aliviar o desconforto

Em dias mais frios e chuvosos, aumentam também as queixas de dores articulares. O incômodo é sentido especialmente por quem já convive com doenças como artrite, artrose ou escoliose, mas pode afetar até mesmo pessoas sem diagnóstico prévio. O ortopedista Gustavo Dórea, especialista em joelho e sócio do Centro Integrado da Coluna Vertebral (Clínica CICV), explica que o frio interfere diretamente no funcionamento do corpo, favorecendo o surgimento de dores e desconfortos.

“Com as temperaturas mais baixas, o organismo tende a se encolher para preservar calor, o que reduz a circulação sanguínea e deixa os músculos e articulações mais rígidos”, afirma o médico.

Segundo o especialista, a queda da temperatura também altera a viscosidade do líquido sinovial, substância responsável por lubrificar as articulações. “Esse líquido fica mais espesso no frio e perde parte da sua função, o que pode intensificar a dor, principalmente em quem já sofre com doenças articulares crônicas”, explica.

Outro fator importante é a contração dos vasos sanguíneos. “Com menos sangue circulando nas extremidades, como braços e pernas, as articulações recebem menos oxigênio e nutrientes. Isso prejudica a recuperação de inflamações e agrava o desconforto”, informa.

No caso de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, essa sensibilidade pode ser ainda maior. “A inflamação crônica afeta os sensores corporais, fazendo com que temperaturas que seriam percebidas como um frio leve por pessoas saudáveis se tornem dolorosas em quem tem artrite”, observa.

Além das reações fisiológicas, o frio costuma mudar também os hábitos do dia a dia. “As pessoas se movimentam menos, ficam mais tempo paradas e acabam ganhando peso”, diz Gustavo. “O sedentarismo e o enfraquecimento muscular favorecem a sobrecarga nas articulações, especialmente nos joelhos”, acrescenta.

O envelhecimento natural do corpo também contribui para o aumento das dores articulares quando há queda da temperatura. “Com o passar dos anos, perdemos elasticidade, força muscular e eficiência circulatória. Por isso, mesmo sem um diagnóstico específico, muitos idosos relatam dores e rigidez nessa época do ano. O corpo já não responde ao frio com a mesma eficiência”, explica o ortopedista.

Para aliviar os sintomas, o especialista recomenda cuidados simples no dia a dia. “Manter o corpo aquecido com roupas adequadas, hidratar-se bem e ter uma alimentação equilibrada são atitudes que ajudam. Além disso, alongamentos diários contribuem para ativar a musculatura, melhorar a circulação e aumentar a temperatura corporal. O uso de bolsas térmicas e banhos quentes também é útil para relaxar os músculos e reduzir a dor”, orienta.

Por fim, ele reforça a importância de procurar ajuda médica diante de dores persistentes ou incomuns. “Sentir dor não deve ser encarado como algo normal, mesmo no frio. O acompanhamento com um ortopedista é fundamental para avaliar o quadro e indicar o melhor tratamento”, destaca Gustavo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...
acidente
Jogador sofre grave lesão na China após bater cabeça em alambrado e corre risco de paraplegia
Uma cena assustadora marcou o futebol chinês no último fim de semana. Durante o duelo entre Guangxi Pingguo...
Secult_chamada_exibição_Corpo_em_Reza_na_Pracinha_da_Cultura_Foto_Divulgação
Pracinha da Cultura recebe exibição gratuita do filme “Corpo em Reza”
O filme “Corpo em Reza”, dirigido por Gutto Cabral, artista de Camaçari, será exibido de forma gratuita...
Secult_chamada_show_Denny_Françuá_Foto_Divulação
Músico Denny Francuá apresenta show “Linha do Tempo” no foyer do TCS
O músico Denny Françuá leva o show “Linha do Tempo”, nesta sexta-feira (10), às 18h, ao foyer do Teatro...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!