Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Ações de cuidado e de prevenção à violência de gênero beneficiam as mulheres no Carnaval

O Governo do Estado apresentou um balanço sobre as ações do Carnaval, nesta quarta-feira (5), em coletiva para a imprensa. Por meio da Secretaria das Mulheres do Estado, em articulação com outras secretarias de Estado, políticas públicas alcançaram as mulheres, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade.  O objetivo foi prevenir e enfrentar violências de gênero  durante a festa e promover o bem-estar e atendimento social às catadoras de materiais recicláveis e ambulantes.
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, fez uma avaliação das atividades desenvolvidas. “O Carnaval é a maior festa popular com trios elétricos do mundo. O Estado, no seu conjunto de secretarias, esteve mobilizado 24 horas por dia e a SPM atuou, como parte deste coletivo. Oferecemos espaços para o cuidado e o bem-estar das catadoras de materias recicláveis e ambulantes. Com ações de conscientização e acolhimento, pela Campanha Oxe, me Respeite, contribuímos para a prevenção e o enfrentamento à violência de gênero e para a construção de uma nova cultura de respeito e igualdade”, afirmou.
Cuidar de quem cuida – Por meio do projeto Cuidar de Quem Cuida, foram feitos 1.500 cadastros e realizados 2.200 atendimentos a mulheres trabalhadoras do Carnaval, como catadoras e ambulantes, na sede das Voluntárias Sociais da Bahia, no Campo Grande, e na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em Ondina, de 28 de fevereiro a 4 de março. Uma ação em parceria da SPM com as Voluntárias Sociais; Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sades); Fundação Banco do Brasil e Receita Federal.
Além de alimentação, espaço para banho e descanso, as catadoras e ambulantes foram beneficiadas com vários serviços como atendimento psicológico, massoterapia, rodas de conversa, acupuntura auricular e ventosaterapia. Dona Maria de Sena Silva, uma das contempladas do projeto Cuidar de Quem Cuida, falou, emocionada, sobre a importância do atendimento recebido. “Eu tenho 68 anos. Passei dois dias trabalhando ruim e um grupo do projeto foi lá na minha barraca, me viu tensa e me trouxe para cá. Eu entrei mal e sai outra. Estou maravilhosa. Fui bem tratada, recebi o carinho das meninas, que são dez! Esse projeto me levantou. Obrigada, gente! Muito obrigada”, ressaltou.
Durante o Carnaval, também foi aplicada uma pesquisa com mais de 1400 ambulantes e catadoras de materiais recicláveis, para um diagnóstico das suas condições laborais. O objetivo é embasar a elaboração e implementação de políticas públicas para essas trabalhadoras nas festas populares da Bahia.
Outra linha de atuação foi a realização das Campanha Oxe, me respeite e Laço Branco, contra o abuso e à importunação sexual com a sensibilização e distribuição de materiais, como adesivos e panfletos, nos circuitos e bairros com festejos. Além disso, as Tendas Oxe, me respeite foram montadas no Pelourinho e em Ondina, para atendimento especializado nas áreas jurídica e psicossocial e encaminhamentos, em casos de violência contra as mulheres. Outra novidade foi a distribuição de 100 mil funis urinários descartáveis para oferecer mais praticidade e higiene às mulheres na utilização de banheiros públicos.

Fotos: Ane Novo/Ascom SPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!