Salvador, 9 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Adiada exigência de visto de turistas da Austrália, Canadá e dos EUA

Os turistas da Austrália, Canadá e Estados Unidos, que possuem passaporte comum, ainda poderão entrar pelas fronteiras terrestres, portos e aeroportos sem apresentar visto para o Brasil. Um decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União na terça-feira (9), atrasou em um ano – para 10 de abril de 2025 – a medida que determinava a exigência do documento a partir de hoje.

A decisão inicial, prevista para janeiro deste ano, já havia sido adiada (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-04/brasil-passa-exigir-visto-de-turistas-da-australia-canada-e-dos-eua) uma vez pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE) sob a justificativa de que a decisão poderia afetar o turismo em alta temporada, no início do ano.

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) publicou nota na qual informa estar em contato com companhias aéreas, associações de operadoras e agências de turismo dos países que já foram informados sobre a mudança.

Fluxo de turistas

Também destacou “a importância da decisão do governo para a manutenção do crescimento na chegada de turistas estrangeiros destes mercados internacionais, notadamente os Estados Unidos, segundo maior emissor para o Brasil em 2023, com 668.478 turistas (11,31% do total)”. Ainda segundo a instituição, nos dois primeiros meses deste ano a chegada de norte-americanos ao Brasil foi 11% superior ao mesmo período do ano anterior.

Reciprocidade

O visto deixou de ser obrigatório para ingresso de turistas norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses no Brasil em 2019. Na época, nenhum dos países foi recíproco à decisão e os brasileiros continuaram tendo que apresentar o visto ao entrarem em qualquer um dos quatro países. No ano passado, o Japão firmou um acordo com o Brasil de isenção recíproca, que entrou em vigor em setembro e vale para viagens de até 90 dias.

Agência Brasil

Veja também

indígena
Comissão da Verdade Indígena será tema de audiência na Câmara
Objetivo é avançar na proposta de criação da comissão Demanda de mais de uma década dos povos originários,...
Linha que atende Cajazeiras XI muda de código_Ascom Semob
Linha que atende Cajazeiras XI muda de código e ganha reforço de viagens
A Secretaria de Mobilidade (Semob) promove, a partir desta quarta-feira (09), mudanças em na linha de...
andrei
Dino determina reintegração de Andrei Rodrigues no comando da PF
Na terça, Mendonça pediu o afastamento do diretor-geral da corporação O ministro Flávio Dino, do Supremo...
impotunação
Homem é preso por importunação sexual contra mulher em ônibus; vítima registrou ação do suspeito
Um homem foi preso por importunação sexual contra uma mulher durante uma viagem de ônibus entre as cidades...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige