Salvador, 10 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Agosto Dourado: Em 6 anos, Banco de Leite do HEC já beneficiou mais de 3.600 recém-nascidos com leite materno

Neste Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno, o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, reforça a importância da amamentação e da doação de leite materno. O Banco de Leite da unidade presta um serviço essencial para a saúde infantil e materna. Desde sua inauguração, mais de 3.600 bebês receberam o leite materno, fundamental para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos.
Em 2023, o Banco de Leite distribuiu aproximadamente 936 litros de leite materno, beneficiando diretamente 765 crianças em apenas um ano. A capacidade de armazenamento do banco é projetada para atingir 120 litros mensais, uma meta que visa garantir a disponibilidade contínua de leite para os pacientes.
“As ações do Banco de Leite do HEC vão além da simples coleta e distribuição de leite. O serviço abrange tanto os recém-nascidos quanto as mães, oferecendo um suporte abrangente. As técnicas de enfermagem do banco realizam estímulos na mama, orientam sobre o aleitamento materno e sua importância, coletam doações e auxiliam no manejo das mamas em casos de dor causada pelo excesso de leite”, explica a coordenadora do Banco, Wanessa Ribeiro.
Em relação às doações, ao longo destes seis anos, 6.762 mulheres contribuíram com leite materno, sendo 1.450 somente em 2023. Essas doações são fundamentais para manter o estoque e a capacidade de atender às necessidades dos bebês internados no hospital.
Wanessa ressalta ainda que o aleitamento materno é de extrema importância para o desenvolvimento e imunização da criança, além de ser uma forma de estreitar o vínculo entre mãe e bebê. “O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento dos bebês, fornecendo todos os nutrientes necessários e fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, a amamentação promove um vínculo único entre mãe e filho, essencial para o bem-estar emocional de ambos e contribui para a saúde da mãe, reduzindo as chances de câncer de mama”, explica.
Doação
 O Agosto Dourado é uma oportunidade para conscientizar a população sobre os benefícios do leite materno e incentivar novas doadoras a se juntarem a essa causa vital. As mulheres que tenham interesse em atendimento e/ou contribuir com o Banco de Leite do HEC podem se dirigir à unidade, das 07h às 19h, todos os dias da semana (incluindo os sábados e domingos), ou entrar em contato pelo telefone (75) 3602-0630 e WhatsApp (75) 9 9164-0217, para receber orientações de como deve ser feita a doação.
O HEC dispõe de uma equipe de coleta que pode ser feita a domicílio, mas a coleta também pode ser feita pela própria mãe e entregue ao banco. Em caso de autocoleta, é preciso ressaltar que o leite materno não pode ser colocado em qualquer recipiente, e sim apenas em recipientes de vidro com tampa plástica devidamente esterilizados.
Amamentar e doar leite materno são gestos que salvam vidas e fortalecem laços. Doe para o Banco de Leite do HEC!
Fotos: Caio Brito/Ascom HEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed
Um dos destaques do Guarani em 2025, Diego Torres inicia pré-temporada e projeta próximo ano
O Guarani iniciou, na semana passada, a preparação para a temporada de 2026. Entre os jogadores que se...
unnamed
Com 3 gols nos últimos 3 jogos, Neto Acará vive fase artilheira na Bolívia
O atacante Neto Acará vive fase artilheira no futebol boliviano. Uma das referências ofensivas do Club...
Arrascaeta
Arrascaeta brilha e Flamengo avança à semi da Copa Intercontinental
Rubro-Negro volta a campo às 14h de sábado contra egípcio Piramyds O Flamengo levou a melhor no difícil...
hantavirose
Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos
Produto desenvolvido pela Fiocruz e UFRJ obteve registro da Anvisa A Agência Nacional de Vigilância Sanitária...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar