Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Alistamento militar feminino segue até 17 de junho nas Prefeituras-Bairro de Salvador

O prazo para o alistamento militar obrigatório de mulheres pode ser feito em qualquer uma das dez unidades da Prefeitura-Bairro de Salvador até o dia 17 de junho. Desde janeiro deste ano, brasileiras que completam 18 anos em 2025 podem se alistar nas Forças Armadas — um processo inédito no país, autorizado em caráter experimental pelo Ministério da Defesa.

 

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio. Para se alistar, é necessário apresentar documento de identidade (RG), CPF e comprovante de residência em Salvador. O atendimento é realizado por ordem de chegada, mediante distribuição de senha.

 

Segundo o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Luciano Sandes, até a última sexta-feira (16), 154 mulheres já haviam procurado as unidades para realizar o alistamento. As Prefeituras-Bairro com maior número de atendimentos foram Liberdade, com 54 alistamentos; Barra-Pituba, com 32; e Pau da Lima, com 17. “Ainda é uma procura tímida, mas já representa um avanço importante para que as mulheres passem a ocupar cada vez mais espaços que antes eram restritos ao universo masculino”, afirmou.

 

As unidades habilitadas ao alistamento estão localizadas nos seguintes endereços: Rua Marquês de Monte Santo, 300, no Rio Vermelho (Barra/Pituba); Rua Silveira Martins, 185, no Cabula (Cabula/Tancredo Neves); Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, 413-429, em Cajazeiras X (Cajazeiras); Rua Guedes de Brito, s/n, no Centro (Centro/Brotas); Avenida Pôrto dos Mastros, 65, na Ribeira (Cidade Baixa); Avenida Dorival Caymmi, 17, em Itapuã (Itapuã); Avenida General San Martin, 199, no Curuzu (Liberdade/São Caetano); Avenida São Rafael, 1654, em São Marcos (Pau da Lima); Rua Pará, 15, em Paripe (Subúrbio/Ilhas); e Rua da Matriz, 2041-2057, em Valéria (Valéria).

 

As mulheres interessadas poderão escolher entre o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica. A seleção levará em conta critérios como aptidão, vagas disponíveis e os requisitos específicos de cada Força. As etapas do processo incluem o alistamento, a seleção geral, a seleção complementar, a designação ou distribuição e, por fim, a incorporação.

 

O serviço militar tem duração inicial de 12 meses e pode ser prorrogado anualmente por até oito anos. Durante o período de serviço, as incorporadas recebem remuneração, auxílio-alimentação, contagem de tempo para aposentadoria e licença-maternidade. As Forças Armadas também oferecem capacitação profissional em diversas áreas.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!