Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Anti-inflamatórios: uso em excesso pode custar a saúde dos rins​

Você sabia que o uso excessivo e indiscriminado de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno, diclofenaco e naproxeno, pode colocar os rins em risco? A informação é da médica nefrologista baiana, Manuela Lordelo. “Na prática, esses medicamentos, consumidos para aliviar dores, febres e inflamações, interferem diretamente na circulação sanguínea renal, reduzindo o fluxo de sangue que os rins precisam para funcionar corretamente. A grande questão é que, a longo prazo, ou após o uso contínuo por poucos dias em pessoas predispostas, os efeitos podem ser muito ruins”, explica a médica. Ela acrescenta que, quando há queda de temperatura, pacientes com doença crônica, como GOTA, costumam aumentar a ingestão desse tipo de remédio para aliviar as dores.

 

A especialista lembra ainda que, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), os anti-inflamatórios estão entre as principais causas de lesão renal aguda medicamentosa. “Essa é uma condição em que os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue. Em casos mais graves, o uso prolongado pode desencadear doenças crônicas, como a nefropatia intersticial ou agravar quadros pré-existentes de insuficiência renal. A população costuma acreditar que, por serem vendidos sem receita, esses remédios são inofensivos. No entanto, a automedicação, principalmente em idosos, hipertensos, diabéticos e pacientes com problemas renais, é um grande fator de risco”, alerta a nefrologista Manuela Lordelo.

 

É importante lembrar ainda que a automedicação, culturalmente comum no Brasil, somada à falta de informação sobre os efeitos colaterais dos anti-inflamatórios, amplia ainda mais o problema, que muitas vezes é silencioso e, quando descoberto, já comprometeu o funcionamento natural dos rins. “Por isso, a recomendação é que as pessoas consultem um médico antes de iniciar qualquer tratamento para dor. Além disso, diante de dores persistentes, o ideal é buscar um médico para investigar a causa, não mascarando os sintomas com remédios”, conclui a nefrologista Manuela Lordelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (1)
Revelado pelo Coritiba, Guilherme Biro completa 5 anos de estreia profissional: “Sonho realizado”
No último sábado (4), uma data marcante na carreira de Guilherme Biro completou 5 anos. Então uma jovem...
WhatsApp Image 2025-10-08 at 07.51
Salvador inicia implantação de tecnologia inovadora de controle do Aedes aegypti nesta quinta-feira (9)
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ),...
Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 21 milhões
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília As seis dezenas do concurso 2.925 da Mega-Sena...
Foto Acervo Pessoal (2)
Wrestling: estudantes da rede estadual representam a Bahia no campeonato sul-americano
Revelados pelo Programa Educa Mais Bahia, que oferece diversas oficinas nas unidades escolares da rede...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!