Salvador, 10 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Aprender+ vai fortalecer aprendizado de 56 mil estudantes da rede municipal de ensino em 2024

Até o final de junho deste ano, 56 mil alunos da rede municipal de ensino de Salvador serão beneficiados pelas ações do Projeto Aprender+, que visa oferecer aulas e atividades aos sábados, com objetivo de fortalecer o aprendizado dos estudantes. As ações lúdicas e pedagógicas terão início neste sábado (27), contemplando estudantes do 3º ao 6º ano, e se repetem por mais três encontros até o final do primeiro semestre do ano letivo.
Os eventos ocorrerem simultaneamente nas dez Gerências Regionais de Educação (GREs), com foco nos resultados do Programa Salvador Avalia (Prosa), que aplicou avaliações com objetivo de identificar as principais dificuldades dos estudantes. Durante o Aprender+, são realizados aulões de Matemática e Língua Portuguesa, intercalados com atividades recreativas e de acolhimento.
A gerente de Currículo e Ensino da Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Melissa Barreto, explica que as unidades de ensino elaboram as propostas de trabalho a partir dos resultados obtidos nas avaliações do Prosa. “O objetivo é promover a realização de atividades aos sábados, com foco na consolidação das aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática”, explica.
Projeto – A medida compõe as diferentes ações estratégicas de apoio à aprendizagem dos alunos adotadas pela Smed e integra o Programa Nossa Escola. O projeto surgiu em 2023 com intuito de reparar as perdas pedagógicas provocadas pela pandemia da Covid-19, que exigiu como medida sanitária o isolamento social e, consequentemente, o afastamento dos alunos de sala de aula.
Na primeira edição, em 2023, o programa contemplou alunos do 5º e 9º ano. De acordo com a gerente, as atividades pedagógicas tem como princípio a ludicidade, portanto, o planejamento e as práticas pedagógicas compreenderão atividades prazerosas, criativas, interdisciplinares e que contribuirão para as aprendizagens esperadas a partir de uma análise individualizada dos resultados dos alunos, turmas e escolas da rede. “Usamos ferramentas lúdicas para ajudar na aprendizagem”, pontua Barreto.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

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