Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Aromaterapia no pós-parto: entenda como os óleos essenciais ajudam na saúde e na recuperação materna

O pós-parto é um período de renascimento — da mãe, do bebê e dos vínculos que se constroem entre eles. Em meio às intensas mudanças hormonais, físicas e emocionais do puerpério, a aromaterapia desponta como uma aliada no cuidado materno. Prática ancestral baseada no uso terapêutico de óleos essenciais extraídos de plantas, a aromaterapia pode atuar no alívio da fadiga, melhora da qualidade do sono, equilíbrio das emoções e até no estímulo à lactação.

A farmacêutica, aromaterapeuta e sócia da Palato Especiarias, Taciana Lisboa, destaca os benefícios da aromaterapia como um caminho natural de reconexão com o corpo e com o momento presente. Segundo ela, óleos como lavanda, camomila e ylang-ylang são conhecidos por suas propriedades calmantes, enquanto o gerânio auxilia na regulação hormonal. Já o funcho-doce e o manjericão doce são recomendados para estimular a produção de leite.

“A aromaterapia atua de forma sutil e profunda, proporcionando acolhimento e conexão com o próprio corpo. No pós-parto, pode ser uma grande aliada para lidar com questões emocionais, melhorar o sono e resgatar o bem-estar de forma natural”, afirma Taciana Lisboa.

Além de beneficiar a mãe, alguns óleos essenciais também podem ser indicados para os bebês, com o devido cuidado. “A lavanda, por exemplo, é considerada segura em baixas concentrações e pode ser utilizada no ambiente para promover relaxamento e melhorar a qualidade do sono dos pequenos — um suporte importante para a rotina noturna da família. Seu aroma suave ajuda a acalmar a agitação do bebê, contribuindo para noites mais tranquilas e restauradoras”.

Os óleos essenciais podem ser aplicados por meio de difusores, massagens diluídas em óleos vegetais, banhos aromáticos ou compressas. No entanto, é fundamental respeitar as dosagens e contraindicações, especialmente durante a amamentação e em ambiente compartilhados com o bebê. “Produtos com alto potencial de irritação, como cânfora, hortelã-pimenta e alecrim, devem ser evitados perto do bebê e em ambientes fechados”.

Mais do que aliviar sintomas físicos, a aromaterapia promove cuidado emocional e reconexão — aspectos essenciais para enfrentar os desafios do puerpério com mais leveza e consciência. O uso seguro e personalizado, com acompanhamento profissional, é indispensável para garantir seus benefícios.

Palato Especiarias

A Palato Especiarias é referência em produtos naturais e essências na Bahia. Localizada no bairro de Itapuã (Av. Dorival Caymmi, 786), na Ferreira Costa (Av. Paralela), na Home Center Ferreira Costa dos Barris e em Simões Filho, a marca oferece mais de 100 opções em óleos essenciais, especiarias, oleaginosas, suplementos alimentares, temperos, além de itens sem glúten e sem lactose para tornar a lancheira das crianças ainda mais saudável e nutritiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!