Salvador, 9 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Bahia participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília

Nesta terça-feira (06), em Brasília, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e 44 delegados eleitos pela sociedade representam a Bahia na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), que este ano traz como tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”. Promovido pelo Governo Federal, o evento vai até 9 de maio e reúne gestores, especialistas e lideranças da sociedade civil de todos os estados do país, com o objetivo de debater estratégias e soluções voltadas à crise climática e ao fortalecimento das políticas ambientais.

Para o secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins, este momento é decisivo para o futuro ambiental do Brasil e fortalece o protagonismo da Bahia. “A presença do nosso estado na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente reforça nosso compromisso com políticas públicas sustentáveis, inclusivas e que promovam justiça climática. Estamos levando propostas construídas coletivamente, ouvindo todos os setores da sociedade, para contribuir de forma efetiva com as decisões que vão moldar a transformação ecológica no país”, destacou o gestor da pasta ambiental.
A delegação baiana conta ainda com 44 delegados eleitos durante a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA), realizada em Salvador, que reuniu representantes da sociedade civil, do poder público (municipal e estadual) e do setor empresarial. São 44 com prerrogativa de voto, sendo 22 representantes da sociedade civil, 10 do poder público e 12 do setor empresarial. Outros 15 representantes também participarão como observadores.
Durante a etapa estadual, também foram elaboradas 20 propostas que serão levadas à 5ª CNMA, divididas em quatro por cada eixo temático: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental .
A expectativa para a etapa nacional será marcada pelo debate sobre políticas públicas e ações para enfrentar os desafios ambientais do Brasil, priorizando a participação social e a justiça ambiental. A conferência ocorre em um momento estratégico, já que o país se prepara para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Foto: Ascom Sema/Inema

Veja também

oftamologista
Autismo: médica lista estratégias que ajudam no atendimento a crianças
Cerca de 40% das crianças com TEA apresentam transtornos de ansiedade Hipersensibilidade sensorial, intolerância...
Ancelotti
Ancelotti anuncia 26 convocados para amistosos da seleção brasileira
Primeira lista pós-Copa do Mundo tem oito jogadores estreantes O técnico Carlo Ancelotti anunciou na...
Foto-Fernando-Vivas-GOVBA_-educacao_professora
PND 2026: cartão que confirma inscrição está disponível na internet
Candidato pode acessar documento na Página do Participante Os candidatos à Prova Nacional Docente (PND)...
Interpol
Crianças desaparecidas no Maranhão podem entrar em alerta da Interpol
Mãe suspeita que filhos podem estar em grupo resgatado na Flórida A mãe das crianças desaparecidas há...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige