Salvador, 21 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Bahia vence o Botafogo, no Rio, e assume vice-liderança do Brasileirão

O Bahia conquistou um excelente resultado na noite desse domingo no Engenhão. Saiu na frente, com Everaldo, cobrando penalidade. No segundo tempo, Ceni tirou Everton Ribeiro e Everaldo, colocou Rezende e Ademir. Recuou demais, chamou o Botafogo para cima, que acabou empatando, com Jefinho, numa falha geral de marcação. Ceni viu a besteira que fez e refez o meio de campo, com Carlos De Pena e a entrada de Ratão.
Já caminhando para o final, De Pena mandou do campo de defesa para Ratão ganhar da zaga e do goleiro e marcar o gol do triunfo. 2×1, o terceiro neste Brasileirão, sendo o primeiro fora de casa.

O resultado colocou o tricolor na segunda colocação, com a mesma pontuação que o líder Atlético Paranaense, 10 pontos.

A partida começou bastante disputada. O Bahia teve a maior posse de bola durante maior parte da etapa inicial e criou boas chances. Aos 38 minutos, Everaldo exigiu grande defesa do goleiro John.

No final do primeiro tempo, Arias chutou dentro da área e a bola desviou na mão de Hugo. Após revisão do VAR, o árbitro Rafael Rodrigo Klein marcou pênalti para o Bahia. Everaldo bateu no ângulo esquerdo e abriu o marcador para o Esquadrão.

Esse foi o terceiro gol de Everaldo no Brasileiro 2024. Ele divide a artilharia da competição com Vargas, do Atlético-MG, e Luciano, do São Paulo.

No segundo tempo, a partida seguiu equilibrada. Rogério Ceni fez mudanças que recuaram a equipe, tirando Everton Ribeiro e Everaldo, para entrada de Rezende e Ademir. Aos 18 minutos, Jefinho empatou para o Botafogo. Ceni resolveu corrir os erros e, além de Biel, colocou em campo De Pena e Ratão. Apostando na velocidade, o Bahia criou oportunidades.

Aos 41, De Pena encontrou Rafael Ratão livre em uma saída rápida. O camisa 21 entrou em velocidade, passou pelo goleiro e marcou o segundo do Esquadrão, dando números finais ao jogo. Essa foi o terceiro triunfo do Bahia na competição, o primeiro fora de casa.

O Tricolor jogou com: Marcos Felipe, Arias, Kanu, Gabriel Xavier e Juba; Caio Alexandre (De Pena), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Rezende) e Cauly (Biel); Thaciano (Rafael Ratão) e Everaldo (Ademir). Técnico: Rogério Ceni

Botafogo: John; Damian Suárez (Alexander Barboza), Lucas Halter, Bastos e Hugo (Cuiabano); Marlon Freitas, Danilo Barbosa (Gregore), Savarino e Luiz Henrique (Óscar Romero); Jeffinho (Diego Hernandez) e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge.

O Bahia agora terá uma semana de descanso. No próximo domingo, às 18h30, recebe a visita do Bragantino, na Arena Fonte Nova.

O Botafogo entra em campo na próxima quarta-feira, mas pela Conmebol Libertadores: encara a LDU, às 21h30, no Nilton Santos. Pelo Brasileirão, o compromisso será no domingo, diante do Fortaleza, às 16h, no Castelão.

Veja também

WhatsApp Image 2026-01-16 at 14.04
Tecnologia imersiva acelera vendas no mercado imobiliário e ganha espaço no Nordeste
Pesquisa mostra crescimento nas vendas de imóveis na região em 2025 e digitalização como motor de eficiência...
revalida_mcamgo_abr_100720211818-7
Enamed: Veja cursos de medicina que terão sanções por desempenho ruim
Cerca de 30% dos cursos analisados tiveram avaliação insatisfatória Agência Brasil Nesta segunda-feira...
Trump
Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza
Planalto ainda não se pronunciou sobre possibilidade O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump,...
55052291741_7fb47783d0_o
Petrobras assina contrato bilionário para fabricar navios no RS
Investimentos de R$ 2,8 bi também contemplam estaleiros no AM e SC   Um evento na cidade de Rio...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar