Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Beneficiário do Programa Universidade para Todos que estava em situação de rua é aprovado no vestibular da Uneb

Tiago Juvenal dos Santos encontrou uma nova trajetória para superar os desafios da vida. A partir do UPT Pop Rua, ação da Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizada por meio do programa Universidade para Todos (UPT), Tiago, que vivia em situação de rua, cursou o pré-vestibular gratuito e, aos 40 anos de idade, conseguiu a aprovação, em segundo lugar, no curso de Teatro pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Ele também foi contemplado com uma das vagas do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio (Prosub) de Práticas Jurídicas, da rede estadual de ensino.

“Foi através da coordenadora Daciane Andrade, da unidade de Acolhimento Adra II (localizado no bairro do Barbalho), que fiquei sabendo do programa. Um dia ela veio até a mim e perguntou se eu tinha interesse em participar de um pré-vestibular preparatório, que iria acontecer no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, para tentar uma vaga na universidade. Na hora, falei que sim. Fui o único do albergue que se interessou. Eu fiz parte da primeira turma montada do Pop Rua”, compartilhou Tiago.

Após a aprovação, Tiago avalia como a ação transformou a sua vida. “Eu não encontrei essa iniciativa em nenhum dos estados por onde passei e aqui foi o único lugar onde eu pude ir além nos meus estudos. A Bahia é uma universidade para todos e abriu muitas portas para mim. Eu estou muito feliz com a minha aprovação e, para o futuro, pretendo me formar e servir de exemplo para outras pessoas”.

A coordenadora do Programa Universidade Para Todos, Patrícia Machado, destacou a importância dessa iniciativa. “O Programa UPT Pop Rua e a aprovação de Tiago Juvenal representam uma conquista de muitos. São muitos os esforços do governo e da SEC para promover as políticas de acesso ao Ensino Superior. Estes esforços representam possibilidades de ampliação do horizonte democrático, direito social, e compromisso para que todos e todas que sonham em ingressar no Ensino Superior possam ingressar na universidade pública e de qualidade, mudando o contexto de suas vidas e famílias”.

Daciane Andrade expressou a sua alegria ao presenciar o sucesso do estudante. “Fui eu quem apresentei esta oportunidade para ele e vê-lo conseguir uma vaga na Uneb dá uma sensação de felicidade e de dever cumprido. A gente trabalha muito na perspectiva de fazer um acompanhamento e proporcionar o acesso às políticas de Educação, saúde e tudo que eles têm direito. E Tiago é a prova disso. Quando vemos que a história do nosso trabalho se concretiza em uma história de sucesso como a dele é uma gratificação muito grande, é como se nós, aqui da instituição, estivéssemos conseguindo junto com ele. A equipe está muito feliz”, disse.

Tiago relembrou os momentos em que estudava no centro de acolhimento, utilizando os materiais distribuídos pelo programa para se preparar para o vestibular. Para ele, essas horas fora da sala de aula contribuíram bastante para sua aprovação. “Enquanto eu estava no colégio, estudava. E quando eu voltava aqui para o albergue, estudava também. Às vezes, eu estudava perto da lavanderia, às vezes no refeitório, muitas vezes eu estudei na cama onde dormia e cansei de acordar em cima dos livros. Era o que todos os monitores aconselhavam, eles sempre pediam para que estudassem em casa e eu sempre fazia isso”.

Amanda Alves Rocha, assistente social que ajudou Tiago durante sua estadia no Adra II, explicou o papel da instituição de acolhimento na trajetória do estudante. “Quando ele demonstrou interesse em participar do programa nós buscamos mais informações e eu fui acompanhá-lo no primeiro dia para conhecer de perto o local onde ele iria estudar. Nós sabemos da importância de acompanhar as questões do acolhido.…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar