Salvador, 25 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Bloco Me Deixe à Vontade promoveu desfile da inclusão no circuito Osmar

No circuito Osmar no Campo Grande, neste sábado (1), uma agremiação se destacou por sua proposta especial e única, o bloco Me Deixa à Vontade, organizado pela Associação Baiana de Deficientes Físicos (ABDEF), criado para proporcionar inclusão ao portadores de necessidades especiais. Sob forte emoção, a presidente do bloco, Silvanete Brandão, definiu a importância da iniciativa: “É um dia muito especial pra todas as pessoas com deficiência e suas famílias, eles ficam esperando que esse dia venha acontecer, e aí a gente faz com muito amor, com muito e carinho, para estar colocando estas pessoas no espaço mais desejado que é o Carnaval de Salvador.”

Este ano o bloco tem como madrinha a presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Velloso, que externou seu contentamento pela escolha: “É o bloco da inclusão, da diversidade, que traz toda uma referência importante de Carnaval que é cuidar de gente, trabalho que a ABDEF faz durante o ano inteiro”, destacou Tatiana.

Entre os foliões do bloco Me Deixa à Vontade o que não faltou foi disposição e energia para aproveitar a festa na avenida. A recepcionista Eliete Teófilo, cadeirante, fez questão de frisar: “É inusitado você ter uma limitação física e estar no meio dessa multidão e ser respeitado. É muito bom celebrar o direito de ser quem você é”.

Já Bruno Souza, com baixa visão, vê no bloco um o espaço para dançar e cantar, com segurança, experiência que definiu assim: “Ontem, eu estava na Barra sozinho, sem camarote, sem nada, e eu tive várias dificuldades pra me locomover durante todo o percurso. Fora as questões de segurança, as pessoas não nos respeitam. O bloco Me Deixa à Vontade é uma das poucas oportunidades da pessoa com deficiência ter acesso ao Carnaval de forma segura. O Carnaval é pra todos, nós pessoas com deficiência também temos direito a curtir”.

Para os organizadores do bloco, o desfile é um momento de grande visibilidade de uma luta que precisa ser travada todos os dias, por isso reforça seu apelo: “A maior mensagem que a gente deixa é para que respeitem as pessoas com deficiência, acabe com capacitismo, acabe com esse preconceito estrutural que existe ainda hoje contra a pessoa deficiente”, completou Silvanete Brandão.

Veja também

Copa do Mundo Feminina de 2027
Rio de Janeiro sediará sorteio da Copa do Mundo Feminina de 2027 em dezembro
O sorteio final da Copa do Mundo Feminina de 2027 será realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro...
sangue
Lei cria Junho Vermelho para incentivar doação de sangue
Norma prevê ações de conscientização e iluminação de prédios públicos O mês de junho passará a integrar...
sesau-vacimovel-multivacinacao-foto-everaldo-paixao1
“Vacimóvel” intensifica Campanha Nacional de Multivacinação na sede e orla de Camaçari
A Campanha Nacional de Multivacinação segue em todo Brasil até 3 de setembro e, em Camaçari, a iniciativa...
WhatsApp Image 2026-08-24 at 18.55
Bahia reforça articulação com União e municípios para enfrentar impactos do El Niño
Participação em diálogo federativo ocorre enquanto Estado prepara plano de ações para seca, segurança...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026