Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Brasil é o país mais sedentário da América Latina, diz OMS. Atividade física é apontada como “remédio natural” contra doenças crônicas

A prática regular de atividade física vai muito além da busca por estética: ela é uma ferramenta essencial de promoção da saúde, prevenção e tratamento de diversas doenças crônicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina — um dado alarmante diante do aumento de enfermidades como lúpus, Alzheimer, diabetes, hipertensão e fibromialgia, que afetam milhões de pessoas e comprometem a qualidade de vida. O exercício físico regular contribui diretamente para o controle dos sintomas e a melhora funcional de pacientes com essas condições. “A atividade física atua como um remédio natural. Ela reduz inflamações, melhora o sistema imunológico, regula o sono e contribui para o bem-estar emocional, que é essencial para quem convive com doenças crônicas”, explica Luiz Evandro, profissional de educação física e coordenador da Rede Alpha Fitness.

No caso do lúpus, por exemplo, a atividade física ajuda a reduzir o cansaço e a melhorar a função cardiovascular. Já em pacientes com Alzheimer, o estímulo físico está associado à melhora da cognição e à redução da progressão da doença. Para quem convive com a fibromialgia, os treinos contribuem para a diminuição da dor, melhora do sono e aumento da disposição. Com o acompanhamento profissional, é possível adaptar os treinos às necessidades de cada pessoa, garantindo segurança e resultados eficazes. Para quem convive com uma condição crônica, movimentar o corpo pode significar mais autonomia, qualidade de vida e bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!