Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Brasil vence a Colômbia nos pênaltis e conquista a Copa América feminina

O Brasil é campeão da Copa América feminina 2025. Após empate no tempo regulamentar e prorrogação por 4 a 4, a seleção brasileira venceu a Colômbia nos pênaltis, em decisão no Estádio Casa Blanca, no Equador, neste sábado (2). No lado brasileiro, Angelina, Amanda Gutierres e Marta, duas vezes, balançaram as redes. Pelas colombianas, Linda Caicedo, Tarciane (contra), Mayra Ramírez e Leicy Santos marcaram.

A primeira etapa foi dominada pela Colômbia, que chegou a pressionar e apareceu bem com sua principal jogadora: Linda Caicedo. E foi ela a responsável por abrir o placar aos 24 minutos. Após tabela dentro da área, Mayra Ramírez rolou para a camisa 18 que só tirou da goleira adversária. Mayra Ramírez ainda quase ampliou aos 29′. O Brasil encontrou muita dificuldade na criação e caiu na confusão das colombianas. Em meio às brigas, a seleção brasileira encontrou seu gol. Depois de ser chamada ao VAR, a árbitra marcou pênalti para o Brasil por uma cabeçada de Carabalí em Gio Garbelini. Na cobrança, Angelina mandou no ângulo direito de Tapia, sem chances, e deixou tudo igual.

Na volta do intervalo, o Brasil veio com mais atitude, e Gio Garbelini acertou a trave logo na primeira chance. Na sequência, Yasmim deu lançamento fechado e quase encobriu a goleira Tapia, que mandou para escanteio. A partida era dominada pelas brasileiras, mas aos 23′, Tarciane errou na comunicação com a goleira Lorena, tentou recuo e acabou mandando para as redes. Linda Caicedo ainda teve boa oportunidade, mas parou em Lorena. O Brasil continuou persistindo, e um cruzamento de Gio Garbelini encontrou Amanda Gutierres dentro da área, que dominou com categoria, mandou no canto esquerdo de Tapia e igualou o marcador novamente aos 34′. Ainda deu tempo de, em contra-ataque aos 42 minutos, Caicedo fez boa jogada individual, rolou para Mayra Ramírez que, cara a cara com o gol, só tirou de Lorena e deu a vantagem para a Colômbia de novo. No último lance do tempo regulamentar, a bola sobrou na entrada da área e caiu nos pés de Marta, que mandou uma bomba e marcou o terceiro gol brasileiro no duelo. Um golaço.

O primeiro tempo da prorrogação foi de poucas oportunidades, mas continuou com domínio brasileiro. Até que aos 14′, após troca de passes, Angelina cruzou para Marta, e a camisa 10 completou para o gol de pé direito, deixando o Brasil em vantagem pela primeira vez na partida.

Na mudança de lados, a seleção brasileira permaneceu melhor. Jhonson teve boa oportunidade, mas parou em Tapia. No lance seguinte, Leicy Santos acertou linda cobrança de falta e igualou novamente o marcador. 

Nos pênaltis, Tapia defendeu a cobrança de Angelina e Marta. Pela Colômbia, Paví mandou por cima do gol, enquanto Leicy Santos e Carabalí pararam em Lorena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!