Salvador, 9 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Bruno Reis toma posse como vice-presidente de Prevenção de Desastres da Frente Nacional de Prefeitos

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, tomou posse como vice-presidente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (7), durante a 87ª Reunião Geral da FNP, em Brasília.

 

“Muitos prefeitos têm sofrido com as mudanças climáticas. É um fato; uma constatação. Cada vez mais temos observado eventos climáticos extremos. Chuvas como nunca vistas em nenhum outro momento da nossa existência. E temperaturas que aumentam a cada ano”, afirmou Bruno Reis. Ele citou, por exemplo, as fortes chuvas recentes em municípios como São José dos Campos (SP) e Angra dos Reis (RJ).

 

O chefe do Executivo soteropolitano, que antes ocupava o cargo de vice-presidente de Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs) da entidade, agora vai comandar uma área em que a capital baiana tem se destacado como referência nacional, pelo trabalho efetuado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). No final do ano passado, inclusive, Salvador sediou a Semana Nacional de Redução de Desastres, com a participação de representantes das Defesas Civis de cidades da Bahia e do Brasil.

 

Nos últimos 12 anos, a Prefeitura de Salvador tem investido expressivamente em obras de proteção de áreas de risco para deslizamentos de terra. Neste período, foram R$280 milhões investidos para proteger 550 pontos, entre contenções de encostas e aplicação de geomantas.

 

O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) atua desde 2016 no monitoramento meteorológico da cidade, sendo um dos equipamentos de referência no país nesta área. Também foi criado o Centro de Estudos e Pesquisas da Defesa Civil (Cepedec), para contribuir na formulação de políticas públicas que promovam maior segurança da população soteropolitana.

 

A Codesal também tem feito a capacitação de jovens nas escolas e moradores das áreas de risco, com o intuito de formar pessoas aptas a colaborarem em momentos críticos causados pela chuva. Entre as ações realizadas pela Defesa Civil de Salvador para promover a percepção e prevenção de riscos nas comunidades, estão os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), o Nupdec Mirim, o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), o Mobiliza Defesa Civil e os simulados de evacuação de área.

 

Durante a 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, Bruno Reis ainda agradeceu o trabalho e dedicação do antigo presidente da entidade, o ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, e parabenizou o novo presidente, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes

Veja também

oftamologista
Autismo: médica lista estratégias que ajudam no atendimento a crianças
Cerca de 40% das crianças com TEA apresentam transtornos de ansiedade Hipersensibilidade sensorial, intolerância...
Ancelotti
Ancelotti anuncia 26 convocados para amistosos da seleção brasileira
Primeira lista pós-Copa do Mundo tem oito jogadores estreantes O técnico Carlo Ancelotti anunciou na...
Foto-Fernando-Vivas-GOVBA_-educacao_professora
PND 2026: cartão que confirma inscrição está disponível na internet
Candidato pode acessar documento na Página do Participante Os candidatos à Prova Nacional Docente (PND)...
Interpol
Crianças desaparecidas no Maranhão podem entrar em alerta da Interpol
Mãe suspeita que filhos podem estar em grupo resgatado na Flórida A mãe das crianças desaparecidas há...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige