Salvador, 10 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Camaçari: nova sede da Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme é inaugurada

As pessoas com doença falciforme do município têm, a partir de agora, a garantia de assistência e acompanhamento ainda melhores. É que, após passar por uma completa requalificação na estrutura física do prédio, a nova sede da Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) foi inaugurada nesta quarta-feira (27/3).

Localizado na Rua Oito de Dezembro, n.° 59, Centro, onde ficava o antigo prédio do Centro de Referência de Especialidades em Saúde (Cres), o novo espaço é maior e mais adequado para garantir o atendimento dos cerca de 3.290 pacientes acolhidos pela unidade, através da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau).

O secretário da Saúde, Elias Natan, comemora a entrega de mais uma infraestrutura requalificada para atendimento à população. “São sete anos trabalhando, realizando ações de benfeitorias nos nossos serviços desde a Atenção Básica até a Atenção Especializada. Com certeza, neste novo espaço, os usuários da Unifal terão um atendimento ainda melhor”, ressaltou.

O presidente da Câmara Municipal de Camaçari, o vereador Flávio Matos, ressaltou a importância da Unifal. “Só quem precisa de um serviço como este sabe o valor dele. Aqui, os usuários serão atendidos de forma personalizada, conforme a necessidade de saúde de cada um. Parabéns à prefeitura pelo investimento na requalificação deste novo espaço”.

A gerente da Unifal, Thaise Nascimento reforça a importância da unidade para os usuários. “Neste novo espaço, teremos ainda melhores condições para atender os nossos pacientes. Só quem tem anemia falciforme ou convive com alguém que tem a doença, sabe a importância de ter um acompanhamento especializado num espaço como este, que a prefeitura disponibiliza à população”.

A Unifal oferece atendimento multidisciplinar e monitoramento dos pacientes com a doença falciforme e outras hemoglobinopatias (grupo de doenças em que ocorre alteração na produção da hemoglobina), como leucemia, leucopenia e talassemia. Dos cerca de 3.290 pacientes acolhidos pela unidade, 390 têm anemia falciforme.

Entre os serviços oferecidos na Unifal, estão atendimentos com médico hematologista adulto e pediátrico, de enfermagem e psicossocial; acompanhamento nutricional; realização de exames laboratoriais; triagem; ações educativas, além de suporte na retirada dos medicamentos por meio do Programa Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme.

A nova sede da Unifal vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é (71) 3454-0179.

A inauguração da nova sede da Unifal foi acompanhada, também, pelo vice-prefeito, José Tude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed
Um dos destaques do Guarani em 2025, Diego Torres inicia pré-temporada e projeta próximo ano
O Guarani iniciou, na semana passada, a preparação para a temporada de 2026. Entre os jogadores que se...
unnamed
Com 3 gols nos últimos 3 jogos, Neto Acará vive fase artilheira na Bolívia
O atacante Neto Acará vive fase artilheira no futebol boliviano. Uma das referências ofensivas do Club...
Arrascaeta
Arrascaeta brilha e Flamengo avança à semi da Copa Intercontinental
Rubro-Negro volta a campo às 14h de sábado contra egípcio Piramyds O Flamengo levou a melhor no difícil...
hantavirose
Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos
Produto desenvolvido pela Fiocruz e UFRJ obteve registro da Anvisa A Agência Nacional de Vigilância Sanitária...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar