Salvador, 9 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Caravana de Direitos Humanos chega a Antônio Cardoso, no Portão do Sertão

Uma cidade baiana com aproximadamente 11 mil habitantes se destaca no ranking nacional dos 10 municípios com maior população preta do Brasil. O Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou que Antônio Cardoso, localizada no Portal do Sertão, tem 55,1% de pessoas pretas. É nesta terra que acontecerá, entre os dias 5 e 7 de junho, no Colégio Estadual do Campo Genivaldo Almeida Brandão, a próxima edição da Caravana de Direitos Humanos, iniciativa da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH),  apoiada por diversos parceiros institucionais e da sociedade civil.
 Como parte da política de Acesso à Justiça e Direitos Humanos da SJDH, a Caravana é uma iniciativa que atua em várias frentes, desde os serviços de cidadania gratuitos disponibilizados pelos parceiros estratégicos, até formações sobre diversas temáticas para estudantes e toda a comunidade escolar, além de fortalecer a rede de direitos humanos local. Mediação de conflitos, prevenção à violência, acessibilidade e empregabilidade são algumas das áreas contempladas na iniciativa.
 “Iremos até Antônio Cardoso nesta semana, na expectativa de que mais uma edição da Caravana seja bem sucedida, a fim de que consigamos promover cidadania para todas as pessoas, especialmente os nossos públicos prioritários, e estimular agentes locais que atuam na defesa dos Direitos Humanos. As nossas equipes estão prontas, e estamos certos de que será uma ação que contribuirá muito com a abertura de novas portas para a comunidade cardosense”, afirmou o secretário da SJDH, Felipe Freitas.
 Nesta edição, os parceiros da SJDH são Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA); Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM/SSP-BA); Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa); e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR-BA).
Os serviços já confirmados para a Caravana em Antônio Cardoso são: 
 * Emissão de Certidão de Nascimento e Casamento – ARPEN – BA;
* Emissão de RG – Instituto de Identificação Pedro Mello – SSP/IIPM;
* Passe Livre Intermunicipal Digital para Pessoas com Deficiência – Cadastro, Informações, Consultas – SUDEF- SJDH;
* Cadastro, consultas e emissão da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – CIPITEA/SUDEF-SJDH;
* Atendimento administrativo, distribuição de mudas e atividades lúdicas – EMBASA;
* Atendimento e orientação ao consumidor, com registro de reclamações – PROCON-SJDH;
* Atendimento com a Ouvidoria da SJDH;
* Emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF/SDR.
Serviço
 O quê? Caravana de Direitos Humanos da SJDH;
Onde? Antônio Cardoso, no Colégio Estadual do Campo Genivaldo Almeida Brandão;
Quando? de 05 a 07 de junho (quarta à sexta-feira), das 9h às 16h.

Veja também

oftamologista
Autismo: médica lista estratégias que ajudam no atendimento a crianças
Cerca de 40% das crianças com TEA apresentam transtornos de ansiedade Hipersensibilidade sensorial, intolerância...
Ancelotti
Ancelotti anuncia 26 convocados para amistosos da seleção brasileira
Primeira lista pós-Copa do Mundo tem oito jogadores estreantes O técnico Carlo Ancelotti anunciou na...
Foto-Fernando-Vivas-GOVBA_-educacao_professora
PND 2026: cartão que confirma inscrição está disponível na internet
Candidato pode acessar documento na Página do Participante Os candidatos à Prova Nacional Docente (PND)...
Interpol
Crianças desaparecidas no Maranhão podem entrar em alerta da Interpol
Mãe suspeita que filhos podem estar em grupo resgatado na Flórida A mãe das crianças desaparecidas há...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige