Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Caravana de Direitos Humanos realiza mais de 2 mil atendimentos em Santo Amaro

A Caravana de Direitos Humanos deixou legados importantes em três dias de atividades no Recôncavo Baiano: mobilizou a rede local para garantir cidadania e acesso a direitos fundamentais à população de Acupe, distrito de Santo Amaro. A ação contabilizou 2.153 atendimentos de documentação civil, assistência social e atendimentos administrativos.
Emissão de RG, Certidão de Nascimento, atendimento da Embasa, Coelba, Bolsa Família, CadÚnico, estão entre os serviços prestados à população do território. Benefícios que asseguram cidadania a pessoas que historicamente têm dificuldade de acessar direitos essenciais.
Pausar um dia de pescaria para emitir a segunda via do RG. Assim fez Carlos Antônio dos Santos, 35, pescador de Acupe, que acessou o serviço na Caravana. “Deixei de fazer um dia de pesca para poder renovar minha identidade. Foi muito bom a Caravana ter vindo aqui em Acupe. Ajudou bastante, pois muitas vezes temos que ir em outra cidade fazer essa documentação”, comentou Carlos Antônio.
A Caravana também promoveu, em seu primeiro dia, palestras sobre ‘Educação e Cultura em Direitos Humanos’ para cerca de 300 alunos do Centro Educacional Municipal de Acupe (Cema), abordando temas como ‘Prevenção à violência contra meninas e mulheres’; ‘Redução de danos’; ‘Políticas sobre drogas’; ‘Combate ao racismo e intolerância religiosa’.
“Através das atividades educativas e da prestação de serviços à comunidade, pudemos beneficiar centenas de pessoas extremamente carentes. Fica evidente a relevância de um trabalho que faz a diferença na vida das pessoas, principalmente quando há dificuldade de acesso a serviços básicos como a documentação, por exemplo. Encerramos o trabalho com a certeza de que devemos continuar fortalecendo as parcerias para ampliarmos o acesso à justiça e aos direitos humanos”, ressaltou a coordenadora de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos da SJDH, Maria Fernanda Cruz.
 Parceiros
A ação é coordenada pela SJDH e conta com os parceiros estratégicos: órgãos vinculados Procon; secretarias da Educação (SEC); Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); Segurança Pública (SSP)/Departamento de Polícia Técnica; Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); de Políticas para as Mulheres (SPM); além da Embasa; Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (ArpenBa); e Prefeitura Municipal de Santo Amaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar