Salvador, 7 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Champions League muda critério de mando de campo a partir da temporada 2025/26

A UEFA anunciou nesta quarta-feira (9) uma mudança importante no regulamento da Champions League e demais competições continentais para a temporada 2025/26. A partir de agora, os clubes que terminarem com as melhores campanhas na fase classificatória da Liga dos Campeões terão o direito de disputar os jogos de volta das fases eliminatórias — oitavas, quartas e semifinais — em casa.

 

A nova regra será aplicada também à Liga Europa, à Liga Conferência e à Liga dos Campeões Feminina. O objetivo da entidade é valorizar ainda mais a fase de grupos, oferecendo uma vantagem competitiva significativa àqueles que tiverem melhor desempenho.

 

No modelo anterior, implementado já na última temporada com a introdução do novo formato da Champions League, os oito primeiros colocados da fase de liga já tinham a vantagem de decidir as oitavas de final em seus domínios. No entanto, os mandos das quartas e semifinais eram definidos por sorteio.

 

A partir da próxima edição, a vantagem se estende aos times que terminarem entre os quatro primeiros na fase classificatória. Eles terão o direito de fazer a partida de volta em casa nas quartas de final. Já os dois primeiros colocados terão também essa prerrogativa nas semifinais, caso cheguem até essa fase.

 

Um ponto curioso e estratégico da mudança é que o “privilégio” de decidir em casa pode ser repassado. Se um dos times classificados entre os oito primeiros for eliminado nas oitavas de final, o clube que o derrotar assume a condição de cabeça de chave e passa a ter o mando de campo nas partidas de volta nas próximas fases.

 

A medida surgiu após críticas de clubes na temporada passada. O Arsenal, por exemplo, mesmo tendo terminado a fase classificatória entre os primeiros colocados, acabou jogando os jogos de volta das quartas e semifinais fora de casa — contra Real Madrid e PSG, respectivamente —, o que gerou reclamações públicas por parte do clube inglês.

 

Na prática, se a regra já estivesse em vigor na temporada passada, o PSG, ao eliminar o Liverpool nas oitavas, teria herdado automaticamente a condição de cabeça de chave — e, com isso, o mando de campo das partidas decisivas em casa.

Bahia Notícias

Veja também

VIC
No Barradão: Vitória é goleado pelo Fluminense e aumenta perigo de rebaixamento
Na primeira partida sem o técnico Jair Ventura,demitido após derrota para Coritiba, o Vitoria decepcionou...
unnamed (3)
Vacinação contra o HPV na pré-adolescência enfrenta tabus sobre sexualidade e prevenção
Imunização antes do início da vida sexual é estratégia para prevenir infecções associadas a diferentes...
Shopping Bela Vista apresenta versão inclusiva de espetáculo natalino neste domingo - Divulgação
Shopping Bela Vista apresenta versão inclusiva de espetáculo natalino neste domingo (08/11)
Natal é tempo de celebrar a vida, reconhecer a beleza dos pequenos momentos, valorizar as conquistas...
unnamed (1)
Boulevard Shopping inicia contagem regressiva para inauguração "Estação do Noel" com chegada do Papai Noel e programação gratuita para toda a família
Evento aberto ao público acontece no dia 7 de novembro, às 18h, e conta com personagens animados, cenário...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos