Salvador, 10 de novembro de 2025
Editor: Chico Araújo

COB aprova candidatura de Rio e Niterói ao Pan-Americano de 2031

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) aprovou nesta quarta-feira (29) a candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói aos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. Votaram na assembleia realizada na capital fluminense representantes de confederações esportivas e da Comissão de Atletas do COB. Foram 48 votos a favor, um contra e um em branco.

As duas cidades foram as únicas candidatas do Brasil para sediar os eventos, depois que São Paulo desistiu do pleito no último dia 16 e declarou apoio a elas. A etapa seguinte é oficializar a postulação até dia 31 com a Panam Sports, instituição responsável pelos Jogos no continente. No dia 1º de maio, a Panam Sports vai divulgar quais cidades poderão permanecer na disputa. Além do Brasil, apenas o Paraguai oficializou uma candidatura com a cidade de Assunção.

“Vamos ver quais são as cidades candidatas e partir para a construção política. Sentar com as confederações da América, conversar com o Paraguai e ver se é possível fazer um acordo. Vamos começar a trabalhar para que Rio e Niterói sejam confirmadas como sede dos Jogos”, disse o presidente do COB, Marco La Porta.

 

A candidatura conta com o apoio do governo federal. Na sexta-feira (24), os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, estiveram no Palácio do Planalto, em Brasília, para conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi assinada uma carta de garantias, em nome do governo federal, para ser apresentada à Panam Sports.

A última vez que o Brasil sediou os Jogos Pan-Americanos foi em 2007, no Rio de Janeiro. A cidade também foi palco dos Jogos Olímpicos de 2016 e uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Essa experiência acumulada ao longo dos últimos anos é uma das apostas da candidatura para ser bem-sucedida.

“Tenho certeza de que vamos sair vitoriosos e realizar os Jogos com muita qualidade. A estrutura está pronta, há pouca coisa que precisa ser feita e serão estruturas provisórias. Poderemos dar muito foco no esporte e no legado”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

“Estes Jogos representam um legado extraordinário para a população e o desenvolvimento da região metropolitana do Rio. O projeto da Linha 3 do Metrô certamente é muito importante para o desenvolvimento do Rio e da região metropolitana. Mas ressalto a nossa convicção de que a marca desse Pan 2031 vai ser um legado para o esporte. Temos condições de, para as próximas gerações, elevar o país à condição de desenvolvido na educação, na cultura e no esporte”, complementou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Fla
Fla vence, aproveita derrota do Palmeiras e volta a igualar rival
Rubro-negro derrota Santos no Maracanã; Verdão cai para o Mirassol Depois de uma rodada no meio de semana...
COP30
COP30: financiamento, transição e adaptação são centro das negociações
Delegações de 194 países se reúnem para debater emergência climática A partir desta segunda-feira (10),...
pzzb0880
Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%; gabarito sai na próxima quinta-feira
O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve 27% de abstenção, mantendo...
WhatsApp Image 2025-11-09 at 19.44
Tayrone inicia nova fase da carreira em parceria com a M&P Produções Artísticas
O cantor Tayrone anunciou, na noite de quarta-feira (5), uma nova etapa em sua carreira ao firmar parceria...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!