Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Com ações de testagem, Sesab garante saúde e prevenção no São João de Irecê

Além do tradicional desfile de carroças e dos grandes shows que atraem milhares de turistas no mês de junho, Irecê também tem outro elemento para aquecer os corações no São João: a saúde. Com um posto de testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) instalado na cidade, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem levado mais prevenção e cuidado à população e aos visitantes.
O primeiro dia de funcionamento do posto de testagem foi na última quinta-feira (19). O primeiro paciente foi Manuel Araújo Barreto, 65 anos, comerciante que mora em Irecê e nunca havia realizado um teste para ISTs. Ele saiu do estande satisfeito com a oportunidade.
“É uma ação importante porque o cidadão fica sabendo se realmente tem alguma coisa. São exames essenciais que nós acabamos negligenciando no dia a dia, com a desculpa da rotina corrida. A Sesab está de parabéns”, afirmou.
A abertura do estande resultou em 207 atendimentos, com 10 resultados positivos: um para HIV, um para hepatite C e oito para sífilis. Para quem testa positivo, os profissionais da Sesab já realizam o encaminhamento para o início do tratamento. Em casos de sífilis, o tratamento pode ser iniciado imediatamente no próprio posto, com a aplicação de penicilina benzatina (Benzetacil).
Diante da demanda expressiva, a coordenadora do Núcleo Centro-Norte da Macrorregião de Saúde Jacobina e Irecê, Lúcia Albuquerque, afirmou que a equipe do posto de testagem está empenhada em superar os números do São João do ano passado, quando foram realizados 3 mil testes ao longo de todo o período de festejos na cidade.
“Essa é uma ação de prevenção, identificação e acolhimento. Que as pessoas venham conhecer o espaço, os profissionais, e se sintam seguras para fazer o teste conosco. Quem não tiver nenhuma patologia reagente sairá aliviado, com um diagnóstico preciso, feito por uma equipe capacitada”, destacou Lúcia.
Se depender da professora de teatro Mariana Dourado, 29 anos, a meta será superada com louvor. Além de aprovar a iniciativa, ela planeja incentivar outras pessoas a realizarem os testes. “Foi rápido. Eu cheguei, eles deram uma furadinha, coletaram o sangue e fizeram quatro testes. Em 15 minutos, os resultados saíram. É prático e eficiente para sabermos como está a nossa saúde.”
Além dos testes, há distribuição de preservativos tanto no estande quanto por equipes que circulam pelas ruas. O posto de testagem de Irecê segue funcionando nesta sexta-feira (20), das 14h às 2h da madrugada, e continuará atendendo até a madrugada do dia 25 de junho.

Veja também

flavio votando
Flávio Bolsonaro contesta resultado da eleição e diz que vai pedir anulação do pleito
Derrotado no segundo turno das eleições presidenciais de 2026, o senador Flávio Bolsonaro (PL) afirmou...
tela lula
Lula exalta juventude e defende regulação das redes após reeleição
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter derrotado a mentira, exaltou a participação dos...
Alckmin
Geraldo Alckmin é reeleito vice-presidente e reforça papel de articulador político e econômico de Lula
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foi reeleito neste domingo (25) na chapa do presidente Luiz Inácio...
janonesjanones
André Janones lidera estratégia digital de Lula e ganha protagonismo em virada eleitoral
O deputado federal André Janones (Rede-MG) teve papel central na estratégia digital da campanha do presidente...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos