Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Como descartar medicamentos da forma correta? Farmacêutica explica

Seja em cartelas de comprimidos ou frascos, o descarte de medicamentos de maneira inadequada pode causar prejuízos ao meio ambiente. Isso porque o despejo incorreto pode causar uma contaminação do solo e dos lençóis freáticos e, consequentemente, oferecer riscos à saúde pública.

Farmacêutica e coordenadora adjunta do curso de Farmácia da Universidade Salvador (UNIFACS), Cristiane Metzker explica que esse descarte indevido também pode contaminar alimentos, como frutas, legumes e verduras. “Imagina você descartar um antibiótico de qualquer jeito e ele contaminar o solo. Essas moléculas podem ser levadas até os alimentos, que serão contaminados e depois ingeridos”, diz.

O caminho correto dos medicamentos após o seu vencimento não é o lixo tradicional, nem a descarga do vaso sanitário. Uma portaria de 2020, publicada pelo Governo Federal, regulamenta o descarte correto: ele deve ser realizado nas principais farmácias e drogarias da sua cidade.

“Existem farmácias que fazem essas coletas, porque esses medicamentos vencidos serão incinerados e destruídos. Dessa forma, não há riscos de contaminação do solo ou da rede de esgoto. Então, a gente não pode descartá-los em qualquer lugar”, reforça a professora da UNIFACS, que integra o ecossistema Ânima.

Conforme a legislação, farmácias e drogarias precisam disponibilizar ao menos um ponto de recebimento fixo a cada 10 mil habitantes. Além disso, até o final de 2024, todas as capitais e municípios com população acima de 500 mil habitantes devem possuir pontos de coleta.

Automedicação

A farmacêutica alerta, ainda, para os perigos do uso de medicamentos sem prescrição médica, sob o risco de não respeitar a dose ou os intervalos corretos. “Se você toma medicamento demais, ele pode se tornar tóxico. Além disso, as substâncias podem interagir com outros medicamentos que você tenha ingerido, potencializando a ação de um ou inativando a ação do outro”, ressalta Cristiane Metzker.

Por isso, ao sentir qualquer sintoma incomum, é preciso buscar orientação médica. “Evite a automedicação e siga corretamente as recomendações dadas pelos profissionais de saúde”, orienta a professora.

 

Sobre a UNIFACS

Há 53 anos transformando vidas pela educação, a Universidade Salvador (UNIFACS) é integrante do maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país. A Universidade oferta formação em todas as áreas do conhecimento, com mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação, cinco unidades em Salvador e Feira de Santana, a marca conta com investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais. Além de ser uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. Além disso, os alunos de Medicina da UNIFACS contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia. Para mais informações: www.unifacs.br

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 386 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!