Salvador, 10 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Como ensinar seu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo

Uma das maiores preocupações de todo tutor que acaba de levar um cachorrinho pra casa é lidar com a dificuldade de ensinar rapidamente o animal de estimação a fazer as necessidades no local desejado, seja um quintal, sacada ou tapete higiênico – onde o tutor definir.

Muitos tentam seguir dicas de outros tutores, mas o ideal é ouvir quem estudou o comportamento canino e ensina o melhor método para que os pets acertem o lugar escolhido. A veterinária comportamental Marcela Barbieri tem abordado esse tema em suas redes sociais (@marcela.barbieri no Instagram) e revela agora mitos sobre esse assunto.

1. É mito que cães aprendem sozinhos onde fazer suas necessidades.

Um dos equívocos mais comuns é a ideia de que os cães naturalmente sabem onde devem fazer xixi e cocô. Marcela Barbieri explica que o treinamento é essencial nesse aspecto, exigindo paciência e consistência por parte dos tutores.

2. Tambem não é verdade que broncas e castigos funcionam para corrigir comportamentos errados.

Contrariando a crença de que castigos são eficazes, a abordagem mais recomendada é o reforço positivo, diz a veterinária. Elogios e recompensas ao cachorro quando ele acertar o local para suas necessidades incentivam o comportamento desejado.

3. Outro mito: deixar o cachorro cheirar o próprio xixi/cocô após um erro ajuda a corrigir.

Alguns tutores acreditam que forçar que o cachorro cheire seu próprio xixi ou cocô após um erro ajuda na correção do comportamento. No entanto, Marcela esclarece que isso pode confundir o animal. A recomendação é limpar a área com neutralizadores de odor e redirecionar o cachorro para o local correto.

4. Também é errado deixar jornais ou tapetes higiênicos espalhados por toda a casa para ajudar na educação.

Apesar da crença de que deixar muitos jornais ou tapetes higiênicos pela casa pode auxiliar no treinamento, isso pode, na verdade, atrapalhar o processo. A veterinária orienta a limitar o espaço em que o pet fica e promover treinos nessa área determinada, sempre recompensando quando o cão acertar.

5. É mito que cachorros adultos não podem aprender novos hábitos

Engana-se quem pensa que apenas filhotes podem aprender a fazer as necessidades no lugar certo. “Com técnicas adequadas e persistência, mesmo cães adultos podem adquirir novos hábitos e comportamentos desejados”, conta Marcela.

Treinar seu cachorro para fazer xixi e cocô no lugar certo requer conhecimento das técnicas corretas e treinos regulares. Para a veternária Marcela Barbieri, evitar acreditar nesses mitos e adotar os métodos de reforço positivo são passos essenciais para conseguir conquistar o comportamento adequado pra rotina familiar.

Quem é a veterinária Marcela Barbieri?

Marcela Barbieri é veterinária comportamental, zootecnista e adestradora há mais de 8 anos. Dedicada ao bem-estar e ao comportamento canino, ela transformou a vida de centenas de tutores e dos animais deles. Além de atendimentos presenciais e online, ela também compartilha conteúdo sobre comportamento canino nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

-tiago-ja-marcou-10-gols-pelo-bah-610x400
Bahia próximo de negociar Tiago com Orlando City (EUA)
O Bahia acertou, na noite desta terça-feira (09), a venda do atacante Tiago, de 20 anos, ao Orlando City,...
0d9a1100
Câmara retoma trabalhos após retirada à força de Braga
Motta diz que ocupação da cadeira da Presidência foi abuso A Câmara dos Deputados retomou os trabalho...
futebol
CBF divulga seleção dos melhores do Campeonato Brasileiro
O Campeonato Brasileiro foi decidido com antecedência, mas contou com diversos protagonistas até o fim...
unnamed (2)
João Victor, técnico do Manaus, avalia primeira semana de pré-temporada e manda recado ao torcedor: “Teremos uma equipe competitiva e vibrante”
A expectativa é grande para o Manaus visando a temporada de 2026, por isso na semana passada o clube...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar