Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Como o cuidado da coluna afeta o desempenho de atletas

Os atletas se esforçam ao máximo para se destacar e conquistar os melhores resultados. Esse esforço intenso implica em treinos excessivos e grande impacto sobre as articulações, especialmente a coluna. “De acordo com um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais, publicado em 2016, a dor lombar afeta aproximadamente 30% dos profissionais de alto desempenho, durante a carreira, sendo ginástica, mergulho, levantamento de peso, golfe e remo, os esportes com as maiores taxas de lombalgia. Por isso, é fundamental que os atletas dediquem atenção especial ao cuidado dessa região do corpo.

Segundo o ortopedista especialista em coluna e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), Djalma Amorim Jr., algumas lesões são típicas entre esportistas e exigem uma abordagem específica. “Entre as lesões da coluna vertebral mais comuns entre atletas estão: neuropraxia medular cervical, lombalgia, apofisite da coluna toracolombar, espondilólise, espondilolistese e fraturas”, explica.

De acordo com o médico, para atletas profissionais que buscam o máximo desempenho, a preparação muscular rigorosa é essencial para prevenir lesões. “A inclusão de exercícios específicos para fortalecer os grupos musculares mais exigidos em cada esporte é fundamental para promover a estabilidade e o equilíbrio necessários para suportar o estresse físico intenso. Além disso, o trabalho de alongamento e a incorporação de técnicas de recuperação são cruciais para manter a flexibilidade e reduzir a tensão muscular, prevenindo possíveis sobrecargas”, conta Djalma.

Outro aspecto importante é manter uma alimentação equilibrada e garantir uma noite de sono reparadora para a saúde do atleta. “Uma alimentação equilibrada fornece os nutrientes necessários para a saúde óssea e muscular, enquanto um bom sono permite a recuperação adequada da coluna e dos músculos, assim como equilíbrio hormonal e diversas funções essenciais para o corpo funcionar bem”, frisa.

Portanto, a implementação de práticas preventivas é fundamental para minimizar o impacto do desgaste da coluna na vida dos atletas. “Este cuidado não é apenas uma parte da rotina profissional, mas muitas vezes também é integrado à vida pessoal dos esportistas. Por isso, é essencial que um médico especializado esteja presente para fornecer acompanhamento contínuo e tratamento personalizado, garantindo assim a saúde e o desempenho ideal dos atletas”, destaca o ortopedista.

O ortopedista atende no Centro Médico Hospital Aliança, Itaigara Memorial, Clínica CICV, Clínica Ortoped e Hospital Português.

Crédito da foto: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!