Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Contribuinte pode fazer defesa oral em processos na Receita Federal

A defesa dos contribuintes nos processos da Receita Federal poderá ser feita por meio de sustentação oral, bastando ao cidadão enviar vídeo ou áudio contendo as argumentações, sem a necessidade de utilização de formulário.

A medida vale para processos inseridos na pauta de julgamento das Turmas Recursais – DRJ-R – por meio do e-CAC. Basta ao interessado gravar um vídeo ou áudio simples, com um tempo máximo de 10 minutos de duração, acessar o portal e-CAC, Processos Digitais, e utilizar a opção Juntar Anexo da Sustentação Oral, informou o Fisco.

Como proceder

O detalhamento sobre os procedimentos para envio da sustentação oral está disponível no site da Receita Federal.

A sustentação pode ser feita pelo contribuinte ou por um representante legal designado por ele. Após o envio, será emitido um protocolo de confirmação contendo as informações relativas ao anexo.

Agencia Brasil

Veja também

PDCE Divulgação Codesal
Defesa Civil de Salvador dá continuidade ao PDCE em setembro em sete escolas municipais
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) dá continuidade, neste mês de setembro, às atividades do Programa...
Setembro Verde_Foto Magnific
Setembro Verde: mais de 60% dos casos de câncer colorretal são diagnosticados em fases avançadas
Na Bahia, a estimativa é de 2170 novos diagnósticos da doença em 2026, sendo 590 em Salvador Especialistas...
Dr Alexandre Ibrahim (Divulgação)
Estresse e doenças reumáticas: cuidar da saúde mental também faz parte do tratamento, afirmam especialistas
Períodos de maior tensão emocional podem estar relacionados ao aumento da percepção da dor, da fadiga...
Caf_teatro_Nilda_Spencer_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-3
Barroquinha ganha programação especial em setembro com Ocupação Côro Comeu e Festival da Primavera
Durante todo este mês de setembro, a região da Barroquinha recebe a Ocupação Côro Comeu, projeto promovido...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige