Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Corredor verde do BRT de Salvador ganha novo plantio de árvores

A cidade de Salvador está se transformando em um modelo de integração entre mobilidade urbana e sustentabilidade. A Prefeitura, através das secretarias de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e de Mobilidade (Semob), deu mais um passo em direção à sustentabilidade com o plantio de 25 árvores de grande porte abaixo do Viaduto Rei Pelé, conectando a Rua Lucaia às avenidas Anita Garibaldi e Vasco da Gama.

Entre as espécies estão ipês de diversas cores, jacarandá-mimosa e pata-de-vaca, todas com mais de três metros de altura. Essa ação faz parte de um projeto maior para transformar o BRT Salvador em um corredor verde.

De acordo com o secretário da Secis, Ivan Euler, o objetivo é consolidar o BRT como um corredor verde. “Estamos plantando mais de 6 mil árvores, complementando as 5 mil já plantadas na inauguração do BRT. Queremos melhorar a qualidade ambiental, trazer fauna de volta, como micos e aves, e criar um espaço mais sustentável e agradável para a população”, explicou.

As ações também visam incentivar o uso do transporte coletivo, considerado mais sustentável. O diretor de Planejamento de Transporte da Semob, Diogo Ferreira, reforçou a importância da arborização para a melhoria do ambiente urbano. “Estamos unindo esforços para tornar o BRT não só eficiente, mas também alinhado às mudanças climáticas e à justiça social, com impacto positivo na qualidade de vida dos moradores”, afirmou.

Além de promover arborização, o projeto do BRT também aposta na inovação no transporte público. O titular da Semob, Fabrizzio Muller, destacou que o sistema busca ser referência em sustentabilidade com 30% da frota elétrica e terminais de recarga movidos a energia renovável. “O BRT está devolvendo muito mais área verde do que foi retirada, demonstrando que grandes obras de infraestrutura podem coexistir com a preservação ambiental”, afirmou.

Moradores da região também comemoram a iniciativa. Para Hélio Nascimento, de 79 anos, o impacto vai além do paisagismo. “A cidade fica mais bonita e saudável. As árvores melhoram o ar que respiramos. É um trabalho digno de elogio”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!