Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Curso de formação de roteiristas do SalCine segue com inscrições abertas até sexta-feira (20)

O curso gratuito de Formação de Roteiristas em Narrativas Ficcionais Seriadas, vinculado ao programa SalCine, segue com inscrições abertas até essa sexta-feira (20). Com um total de 20 vagas, a formação chamada “Usina do Drama 2025” selecionará propostas de séries ficcionais inéditas, sendo até quatro de animação infanto-juvenil e 16 de ficção live-action, na modalidade híbrida.

 

Interessados devem se inscrever através do site https://salvadorcriativa.salvador.ba.gov.br/curso-gratuito-de-formacao-de-roteiristas-em-narrativas-ficcionais-seriadas/. A capacitação, que visa preparar para o mercado de trabalho roteiristas de televisão e plataformas de streaming, é promovida pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com o Senai Cimatec.

 

O curso será executado pela produtora Gaveta do Pensamento, em parceria com o grupo de pesquisa A-Tevê, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio da extensão universitária Estação do Drama.

 

De acordo com a gestora do programa Salcine, Milena Anjos, o curso se repete pelo segundo ano consecutivo. “Dessa vez, abrimos vagas voltadas para obras seriadas. A proposta com essa formação é qualificar os talentos da cidade que atuam na área da escrita para o audiovisual, possibilitando a construção de novas narrativas, sobretudo àquelas que representem a diversidade de Salvador”, afirma.

 

Anjos destaca que a cadeia do audiovisual perpassa por diversas áreas, começando pelo roteiro. “Ter uma história bem contada e estruturada é essencial para o mercado”, frisou ela, destacando a importância da parceria com a Faculdade de Comunicação da Ufba, através do programa Usina do Drama.

 

Critérios – Para participar, é preciso residir em Salvador, ter 18 anos ou mais; ter ao menos o Ensino Fundamental II completo; experiência comprovada com roteiro audiovisual; dispor de computador ou dispositivo com acesso à internet e câmera; ter disponibilidade para aulas presenciais e online e estar disponível para visitas técnicas a instituições parceiras.

 

Após a inscrição online com envio de proposta de série e currículo, será feita uma análise técnica dos materiais enviados. A carga horária total do curso é de 116 horas, distribuídas entre aulas presenciais e virtuais. A formação é gratuita e todas as etapas do processo seletivo serão realizadas de forma online, conforme informações do edital.

 

Além dos 20 selecionados para início imediato do curso, outros 40 candidatos serão classificados como suplentes e poderão participar de formações complementares nos Espaços de Estudos, com carga horária de 80 horas.

 

Veja também

PDCE Divulgação Codesal
Defesa Civil de Salvador dá continuidade ao PDCE em setembro em sete escolas municipais
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) dá continuidade, neste mês de setembro, às atividades do Programa...
Setembro Verde_Foto Magnific
Setembro Verde: mais de 60% dos casos de câncer colorretal são diagnosticados em fases avançadas
Na Bahia, a estimativa é de 2170 novos diagnósticos da doença em 2026, sendo 590 em Salvador Especialistas...
Dr Alexandre Ibrahim (Divulgação)
Estresse e doenças reumáticas: cuidar da saúde mental também faz parte do tratamento, afirmam especialistas
Períodos de maior tensão emocional podem estar relacionados ao aumento da percepção da dor, da fadiga...
Caf_teatro_Nilda_Spencer_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-3
Barroquinha ganha programação especial em setembro com Ocupação Côro Comeu e Festival da Primavera
Durante todo este mês de setembro, a região da Barroquinha recebe a Ocupação Côro Comeu, projeto promovido...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige