Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Desfile do 2 de Julho contará com mais de 150 fanfarras em todo o Estado

Estudantes que atuam nas fanfarras escolares dos colégios estaduais voltam às ruas para o Desfile Cívico ao 2 de Julho, em Salvador. Este ano, o cortejo, que parte do Largo da Lapinha e segue pela Avenida Sete de Setembro até o Campo Grande, contará com 26 unidades escolares representando a rede estadual da capital baiana e Região Metropolitana e outras 128 do interior da Bahia.
As festividades cívicas pela celebração da Independência da Bahia começaram em 25 de junho, data que simboliza a transferência da sede do executivo estadual para a cidade histórica de Cachoeira, onde os alunos das fanfarras da rede estadual também desfilaram.
Em Salvador, o Desfile Cívico ao 2 de Julho contará com 13 escolas pela manhã e 13 pela tarde. A concentração das fanfarras, no matutino, será na Rua dos Perdões, no Santo Antônio Além do Carmo, no entroncamento com a Rua São José de Cima (Barbalho), ao lado do Instituto Federal da Bahia (IFBA). No período vespertino, a concentração será na Ladeira Revolta dos Malês, antiga Ladeira da Praça, sentido Praça da Sé.
“As fanfarras escolares são um equipamento pedagógico importante, que possibilita a transversalidade com as diversas áreas do conhecimento. Pensar nelas é reconhecer como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos, viabilizando o constante diálogo com as diversidades”, destaca a coordenadora de Arte e Cultura Estudantil da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Djenane Santos.
A seleção das escolas que participarão do desfile é de responsabilidade dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), que se baseiam no mapeamento dos grupos musicais e suas condições técnicas, a partir do Projeto Fanfarras Escolares, projeto do Governo do Estado promovido com o objetivo de estimular a participação dos estudantes em ações e eventos cívicos, para celebrar os acontecimentos históricos e culturais baianos.
Experiência artística e cultural
O Projeto Fanfarras Escolares, realizado pelo Governo do Estado através da Coordenação de Arte e Cultura Estudantil da SEC, é uma experiência artística e cultural voltada à música instrumental, às bandas musicais e às criações coreográficas. Por meio desta iniciativa, os estudantes da rede estadual encontram um lugar de exercício dos saberes e das revelações do seu potencial nos processos educativos e na formação cultural, conforme ressalta a coordenadora Djenane Santos. O investimento para a manutenção de instrumentos, fardamentos e adereços é de R$ 2,1 milhões para todas as unidades escolares que desenvolvem o projeto.
O Fanfarras Escolares proporciona, sobretudo, noções elementares sobre o reino da música instrumental e da dança para que eles possam expressar a sua inventividade, dentro do propósito da Lei nº 11.769/2008, que institui o ensino de atividades musicais no currículo da Educação Básica para a promoção dos saberes, da cultura de paz nas escolas e da vida cultural baiana.
“Um dos grandes objetivos do Fanfarra Escolar é propiciar o desenvolvimento integral do aluno em seus aspectos físico, psicológico, cognitivo, emocional, estético e social. Formar estudantes com a música, através da banda de fanfarra como ferramenta de ensino e aprendizagem, corrobora com a cultura da paz e inclusão social, despertando para a importância do trabalho coletivo, sem perder de vista o cuidar de si e do outro”, enfatiza Djenane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar