Salvador, 10 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Dia de Combate à Hipertensão: quase 28% dos brasileiros têm diagnóstico de hipertensão, pior resultado da série histórica

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) avançou no Brasil nos últimos anos e, em 2023, chegou ao pior resultado na série histórica do inquérito telefônico Vigitel, realizado pelo Ministério da Saúde nas capitais dos estados e no Distrito Federal. Neste 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) reforça o alerta para a necessidade de diagnóstico e controle da doença.

Estudo elaborado pelo médico Arn Migowski em conjunto com Gustavo Tavares Lameiro da Costa, ambos pesquisadores do INC, mostra, com base em dados do Vigitel, que 27,9% dos brasileiros e brasileiras tinham diagnóstico confirmado de HAS em 2023. É o maior número da série histórica do levantamento, iniciada em 2006. Segundo Migowski, os resultados são preocupantes, pois a hipertensão arterial aumenta o risco de diversas doenças, como infarto (ataque cardíaco), acidente vascular cerebral (AVC), doença renal crônica, entre outras.

O levantamento apontou que a doença é mais comum entre as mulheres que entre os homens (29,3% contra 26,4%, respectivamente), embora essa diferença venha caindo desde 2020. “Em 2023, no subgrupo entrevistado por celular, pela primeira vez na história do Vigitel, a prevalência de HAS foi maior em homens do que em mulheres, mas apenas no subgrupo entrevistado por celular”, afirma Migowski.

Quanto mais baixo o nível de escolaridade, também é mais comum o diagnóstico, que chega a 45,3% das pessoas com até oito anos totais de escola formal.

O Sudeste, com 29,3% da população com diagnóstico médico de hipertensão arterial, lidera entre as regiões do país. A capital com maior índice é o Rio de Janeiro: 34,4%, que esteve em primeiro lugar em 70,6% dos anos estudados. Na outra ponta, com menos diagnósticos, estão a região Norte (21,4%) e a capital maranhense, São Luís (19,2%).

Pessoas com idade a partir dos 60 anos estão mais propensas a apresentar a doença, o que ficou confirmado em todas as edições do inquérito. Contudo, 2023 foi o ano com maior prevalência de hipertensão arterial de toda a série histórica na faixa etária mais jovem do estudo (18 a 24 anos).

Em 2023, aliás, o Vigitel realizou ligações para números de telefones celulares (até a edição anterior, eram feitas entrevistas apenas para telefones fixos). Segundo Migowski, se não tivesse havido essa alteração, os números seriam ainda piores, já que a maior parte dos telefones fixos estão em casas de pessoas mais velhas.

Foi identificada, ainda, maior prevalência entre as pessoas autodeclaradas pretas (29,7%). Em seguida vieram as de cor amarela (28,7%), parda (28,1%), branca (26,4%) e indígena (19,3%) no ano de 2023.

Informações para a imprensa:

Abaixo estão as tabelas com separações por estrato demográfico e localidades do estudo, enviado à revista científica OnScience.

Evento:

no dia 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o INC realiza oficina de conscientização sobre o tema direcionada a funcionários e pacientes. Na parte da manhã, haverá 4 palestras sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e exercícios físicos, e da adesão ao tratamento medicamentoso para o sucesso no controle da hipertensão. À tarde, haverá atividades de confraternização e meditação. Mais informações com a assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed
Um dos destaques do Guarani em 2025, Diego Torres inicia pré-temporada e projeta próximo ano
O Guarani iniciou, na semana passada, a preparação para a temporada de 2026. Entre os jogadores que se...
unnamed
Com 3 gols nos últimos 3 jogos, Neto Acará vive fase artilheira na Bolívia
O atacante Neto Acará vive fase artilheira no futebol boliviano. Uma das referências ofensivas do Club...
Arrascaeta
Arrascaeta brilha e Flamengo avança à semi da Copa Intercontinental
Rubro-Negro volta a campo às 14h de sábado contra egípcio Piramyds O Flamengo levou a melhor no difícil...
hantavirose
Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos
Produto desenvolvido pela Fiocruz e UFRJ obteve registro da Anvisa A Agência Nacional de Vigilância Sanitária...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar