Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Dia do Coração: exames são essenciais para prevenção e diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares

Comemorado no dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração promove a conscientização sobre a importância da saúde cardiovascular. A data serve de oportunidade para reforçar campanhas em todo o país, destacando a importância da prevenção, adoção de hábitos saudáveis e, especialmente, do diagnóstico precoce de doenças que acometem o principal órgão do sistema circulatório.

Apesar de geralmente serem associados a idosos, os problemas cardíacos podem afetar qualquer faixa etária, com números recentes mostrando um crescimento de pacientes jovens. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), com base em dados do Ministério da Saúde, os casos de infarto notificados por mês mais que dobrou nos últimos 15 anos, e a média mensal de internações motivadas pelos ataques – entre pessoas de até 30 anos – aumentou 10% neste tempo.

As ocorrências registradas têm diversas origens, muitas vezes diferentes das que se observam na população mais velha. O cardiologista Jorge Torreão pontua que as causas incluem doenças genéticas e congênitas, inflamações como miocardite aguda, arritmias, uso de drogas recreativas e distúrbios metabólicos, a exemplo de dislipidemia e diabetes tipo 2.

Sinais de alerta

Assim como as chances de prevenção, estar atento aos indícios possibilita a detecção precoce e busca por tratamentos adequados. De acordo com o especialista, dor intensa e persistente no peito, especialmente se irradiando para o braço esquerdo ou mandíbula, dificuldade em respirar, batimentos cardíacos irregulares ou acelerados sem relação com estresse ou exercício, episódios de desmaios ou tontura inexplicáveis, fadiga intensa que não melhora com descanso, inchaço nas pernas, tornozelos ou pés, e coloração azulada da pele, são alguns dos sinais de alerta.

Para evitar os sintomas e seu agravamento, ele reforça que é indispensável a adoção de um estilo de vida saudável. “Isso significa seguir uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, controlar o peso, não fumar e moderar o consumo de álcool, bem como garantir de 7 a 9 horas de sono por noite”, diz.

 

Exames preventivos

No geral, o diagnóstico depende da realização do chamado check-up cardiológico, mas a frequência pode variar conforme a situação do paciente. Jorge Torreão explica que para jovens assintomáticos não há uma recomendação padrão de exames regulares, a menos que existam fatores de risco significativos ou histórico familiar. Já os demais casos devem seguir a orientação do cardiologista, levando em conta os sinais e o histórico clínico.

“Entre os exames recomendados estão os laboratoriais, como hemograma e colesterol, eletrocardiograma, ecocardiograma, teste de esforço, Holter 24 horas, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), ressonância magnética cardíaca, angiotomografia das artérias coronárias e testes genéticos”, destaca. O cardiologista ainda acrescenta que no IHEF Imagem e no IHEF Laboratório, por exemplo, é possível fazê-los com toda a qualidade, tecnologia e excelência, proporcionando resultados mais precisos.

SOBRE O IHEF     

O IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana), foi fundado em 1983, objetivando proporcionar a todos os pacientes do estado da Bahia, diagnóstico e tratamentos das doenças do sangue. Após anos de atuação, o IHEF expandiu para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem e medicina nuclear, dando origem ao Sistema de Saúde IHEF, o mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia.

 

Desde 2014 é prêmio Top of Mind no segmento laboratorial em Feira de Santana e também vencedor do prêmio Benchmarking Bahia por duas vezes, na categoria Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. O IHEF Laboratório possui certificação de qualidade ISO 9001.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!