Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Doenças reumáticas atingem mais de 15 milhões de brasileiros; tratamento com imunobiológicos proporciona maior qualidade de vida ao paciente

Dores e inchaços nas articulações são os principais sintomas das doenças reumáticas – que integram um grupo de 120 enfermidades, atingindo cerca de 15 milhões de brasileiros, de qualquer idade, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Para a reumatologista e sócia da Novaclin, Ana Teresa Amoedo, essas doenças podem levar à incapacidade física do paciente, se não diagnosticadas e tratadas de forma adequada. A boa notícia é que, com o avanço da Medicina, existem tratamentos eficazes que proporcionam, cada vez mais, qualidade de vida ao paciente.

 

Em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra Doenças Reumáticas, celebrado em 30 de outubro, Ana Teresa Amoedo explica que as doenças reumáticas, classificadas como autoimunes, prejudicam a locomoção do paciente, afetando, principalmente, os ossos, as articulações, as cartilagens, os músculos, os ligamentos e os tendões. “Dentre as mais comuns temos a artrose, a osteoporose, a fibromialgia, a tendinite, a bursite, a gota, o lúpus e a bursite, sendo a artrose a doença que mais acomete a população”, informa a reumatologista.

 

Quando o assunto é tratamento, os especialistas da área garantem que, quando aplicado de forma adequada, pode oferecer melhor qualidade de vida e maior sobrevida ao paciente. “Neste contexto, existem as medicações imunobiológicas, que são produzidas de forma personalizada, de acordo com cada necessidade. Elas correspondem aos anticorpos que atuam em lugares específicos das vias imunológicas e inflamatórias, amenizando os sintomas e estabilizando, assim, a doença”, conta Ana Teresa Amoedo, ressaltando que a Novaclin, em Salvador, possui o Centro de Terapia Assistida Infusional em Imunobiológicos – voltado ao acompanhamento de doenças raras e autoimunes. Além disso, a clínica dispõe de um quadro de profissionais com multiespecialidades, a exemplo da reumatologia, neurologia, dermatologia, gastroenterologia, nutrição e psicologia.

 

Grupo CITA

O Grupo CITA – Centros Integrados de Terapia Assistida – é uma holding de clínicas dedicadas ao cuidado de doenças raras e autoimunes. A sua missão é oferecer atendimento humanizado e integral com suporte multidisciplinar, incluindo prevenção, diagnóstico e tratamento aos pacientes nas áreas de imunoterapia, imunização, consultas e procedimentos ambulatoriais. Com equipe altamente qualificada e presente nas cidades de São Paulo e Salvador, o grupo possui selos de certificação e acreditação ONA pelos altos padrões de qualidade, excelência em gestão e segurança no atendimento médico. Na capital paulista, integram o Grupo CITA as clínicas EV CITI e Quíron Reumatologia, e na baiana a Novaclin, a IBIS e a CliaGEN.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar