Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Elevador Lacerda requalificado facilita mobilidade no Carnaval de Salvador

Recém-inaugurado após uma requalificação que durou menos de um ano, o Elevador Lacerda, um dos principais cartões-postais de Salvador, tem sido muito utilizado por turistas e moradores da capital baiana neste Carnaval. O equipamento tornou-se uma alternativa prática para quem vem da Cidade Baixa e deseja acessar os circuitos da festa no Centro da cidade. Além disso, visitantes utilizam o ascensor para chegar à região do Comércio, onde estão outros pontos turísticos, como o Mercado Modelo e a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia.

O empresário e turista Walter Andrade, de 56 anos, veio de Maceió (AL) para aproveitar a folia que, este ano, homenageia os 40 anos do Axé Music. Frequentador da cidade, ele também utilizou o elevador há sete anos e percebeu a diferença. “Achei muito bacana as melhorias no Elevador Lacerda. Gostei bastante. Vim a Salvador em 2018 e, comparando desde a primeira vez que utilizei o elevador, melhorou muito. Agora está mais moderno e acessível, deixando esse cartão-postal ainda mais bonito”, avaliou.

Cerca de 6 mil pessoas utilizam o equipamento diariamente. Com a requalificação, o elevador recebeu melhorias estruturais para oferecer mais conforto aos usuários, incluindo espaços climatizados e quatro novas cabines. O projeto, executado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), também restaurou elementos originais da construção que haviam se perdido ao longo dos anos.

A estudante e moradora do bairro Garcia, Fernanda Salles, de 22 anos, aprovou as mudanças, especialmente na fachada, esquadrias e varandas laterais. “A experiência ficou muito mais agradável, e o visual está melhor. Agora que está climatizado, ajuda bastante a aliviar o calor. Acredito que as melhorias agradaram tanto os turistas quanto nós, moradores da cidade”, disse.

Durante o período de Carnaval, até terça-feira (4), o Elevador Lacerda funcionará 24 horas por dia. Já na Quarta-feira de Cinzas, o funcionamento será até as 21h30. Desde sua reinauguração, o uso do elevador tem sido gratuito, mas a partir do dia 26 de maio, passará a ter uma tarifa de apenas R$ 1. Usuários com SalvadorCard poderão se deslocar gratuitamente pelo serviço.

Veja também

Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026