Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Entenda a importância da estimulação precoce das habilidades cognitivas e sociais das crianças

Durante a primeira infância, período de zero a seis anos, as crianças começam desenvolver conhecimento sobre o mundo e sobre si. É nessa fase da vida que as funções cognitivas, psicossociais e motoras passam pela maturação e, quando bem estimuladas, garantem benefícios sociais e psicomotores para os pequenos ao longo da vida.  Isso é o que explica a fisioterapeuta Jamaica Araújo, fundadora da Clínica Espaço Kids.

 

Segundo Jamaica, quando uma criança é estimulada de forma precoce, ela tem aumento de aptidão intelectual e social, o que favorece a sua vida adulta, pois a torna uma pessoa preparada para lidar com os desafios cotidianos. “A estimulação precoce é benéfica para a criança por estimulá-la a ampliar suas competências psicomotoras, contribuindo, então, para sua capacidade de aprendizagem”, explica a fisioterapeuta.

 

Para quem é indicada?

A especialista também esclarece que a estimulação precoce é indicada, em especial, para crianças que apresentem condições ou agravos de saúde que tenham impacto no desenvolvimento neuropsicomotor. Sendo assim, quadros clínicos como prematuridade, doenças congênitas, paralisia cerebral, entre outras situações.

 

“Os estímulos precoces são fundamentais, então, para a promoção da saúde, identificação precoce de atrasos na evolução neuropsicomotora e também para prevenção de agravos na saúde da criança. Com atividades que incentivam as capacidades inatas dos bebês, é possível mitigar as sequelas do desenvolvimento neuropsicomotor, bem como de efeitos na aquisição da linguagem, na socialização”, ressalta Jamaica.

Como funciona?

A estimulação precoce de uma criança, geralmente, acontece por meio de uma equipe multidisciplinar, que realiza atividades no âmbito auditivo, da visão, função motora e manual, além de habilidades linguísticas, cognitivas e sociais, afirma a fisioterapeuta. De acordo com ela, “todo esse conjunto multidisciplinar é oferecido ao pequeno através de uma avaliação personalizada, em que os objetivos são traçados e a conduta terapêutica a ser seguida definida”.

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