Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Escola Ambiental celebra 28ª Missa em Ação de Graças pelos 29 anos de existência

No dia 5 de junho de 2025, às 10h, a comunidade de Barra do Pojuca se reunirá para a 28ª Missa em Ação de Graças pelos 29 anos da Escola Ambiental, em celebração conjunta ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A cerimônia será presidida pelo Cônego Euclides Cardoso Moreira, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, e ocorrerá nas instalações da Escola Ambiental, em Camaçari (BA).

Conhecida como Missa Ambiental, a celebração se destaca por sua musicalidade original. A composição litúrgica que a acompanha, também chamada Missa Ambiental, foi criada pelo maestro Fred Dantas com orientação do padre Marco Carecchia. As melodias unem o sagrado à cultura popular local, e as letras remetem à cosmologia da fé, ressaltando a unidade entre o ser humano, a natureza e o universo como obra divina. A apresentação será executada pela Filarmônica Ambiental e pelo Coral Música das Nascentes, sob regência do próprio maestro.

Após a celebração, os alunos da Escola Municipal Várzea de Santo Antônio, que compartilham o espaço com a Escola Ambiental, farão apresentações culturais com base nas tradições de Barra do Pojuca. Serão encenadas duas peças: o Reisado do Guará e o Samba do Guará, que valorizam a cultura popular da região.

A Escola Ambiental é um espaço de formação integrada e comunitária. Sua atuação une três frentes principais: o projeto Conexão Vida, de inspiração italiana, que oferece assistência às famílias dos alunos; o projeto Música das Nascentes, promovido pela Filarmônica Ambiental com apoio da empresa Bahia Control, que profissionaliza crianças e adolescentes por meio da música; e a Escola Municipal Várzea de Santo Antônio, responsável pela educação formal em parceria com o Município de Camaçari.

A Missa e as atividades culturais são abertas ao público e representam um momento de fé, arte e compromisso com a educação e o meio ambiente.

SERVIÇO
O quê: 28ª Missa em Ação de Graças pelos 29 anos da Escola Ambiental e Dia Mundial do Meio Ambiente
Quando: 5 de junho de 2025 (quinta-feira), às 10h
Onde: Escola Ambiental – Barra do Pojuca, Camaçari (BA)
Celebrante: Cônego Euclides Cardoso Moreira
Atrações: Missa musicada com a Missa Ambiental (Filarmônica Ambiental e Coral Música das Nascentes); Apresentações dos alunos da Escola Municipal Várzea de Santo Antônio com Reisado do Guará e Samba do Guará
Entrada: Gratuita

Veja também

flavio votando
Flávio Bolsonaro contesta resultado da eleição e diz que vai pedir anulação do pleito
Derrotado no segundo turno das eleições presidenciais de 2026, o senador Flávio Bolsonaro (PL) afirmou...
tela lula
Lula exalta juventude e defende regulação das redes após reeleição
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter derrotado a mentira, exaltou a participação dos...
Alckmin
Geraldo Alckmin é reeleito vice-presidente e reforça papel de articulador político e econômico de Lula
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foi reeleito neste domingo (25) na chapa do presidente Luiz Inácio...
janonesjanones
André Janones lidera estratégia digital de Lula e ganha protagonismo em virada eleitoral
O deputado federal André Janones (Rede-MG) teve papel central na estratégia digital da campanha do presidente...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos