Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Escolas estaduais promovem sábado de integração com famílias dos estudantes

responsáveis legais dos estudantes nas ações das unidades escolares. Durante o dia, as famílias tiveram a oportunidade de dialogar sobre as atividades pedagógicas programadas para o ano letivo e conhecer melhor os programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado e, também, as instalações das escolas.

Em Salvador, no Colégio Estadual Rubén Darío, os familiares participaram de uma palestra sobre o tema “A importância da família no contexto educacional dos filhos no projeto de vida”. Além disso, foram realizadas oficinas do Programa Educa Mais Bahia e abordadas questões como atendimento psicopedagógico,  Educação Integral, frequência e notas, disciplinas dos alunos, programas do governo como o Bolsa Presença, preservação do patrimônio escolar, combate ao mosquito da dengue.

Dona Maria Auxiliadora, que é mãe do estudante Isaac dos Santos, 16, 1º ano do Ensino Médio, disse que é fundamental que os familiares se envolvam na rotina escolar dos seus filhos. “Sou uma mãe muito presente e faço questão de procurar a escola para saber dos projetos e das ações e, principalmente, como está o desenvolvimento do meu filho na escola”.

No município de Bom Jesus da Lapa, no Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, o dia foi marcado por palestra com uma psicóloga sobre o tema “Ralação família x escola”, além de diálogo sobre regimento escolar; informes da Educação Integral; tira-dúvidas sobre avaliações e seus mecanismos; abordagem sobre os programas Bolsa Presença e Pé de Meia; e visita guiada pelas instalações da escola.

Para Fábio Antonio Lopes, pai do estudante Cauê Brito Lopes, 14, que está no 1º ano do curso técnico de nível médio em Administração, a parceria da escola com a família é essencial. “Sou pedagogo, ex-aluno desta escola e penso que a educação acontece no processo do dia a dia do aluno e não é apenas a escola que é responsável pela sua formação acadêmica. Estou muito feliz que meu filho está estudando aqui, pois conheço o corpo docente e sei do compromisso da escola com a educação. Espero que a escola mantenha esses encontros com os pais”, afirmou.

Em Sítio do Mato, no Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário, a programação dedicada à família também foi extensa. Os pais conferiram apresentações de fanfarra e de música realizadas por alguns estudantes; se inteiraram sobre os projetos artísticos e culturais desenvolvidos; tiraram dúvidas sobre programas como o Bolsa Presença e, também, conheceram a novidade do colégio, com a oferta da Educação Integral, que foi iniciada, este ano, com uma turma.

Já em Ilhéus, no Colégio Estadual Professor Fábio Araripe Goulart, a programação incluiu sessão de massagem e acupuntura; palestra com psicólogo; ações de combate ao mosquito da dengue; e diálogo sobre programas como Bolsa Presença e Pé de Meia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar