Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Especialista chama atenção para doenças reumáticas em crianças e adolescentes

No Dia de Conscientização das Doenças Reumáticas, celebrado em 30 de outubro, a atenção se volta para um problema de saúde que afeta não apenas adultos, mas também crianças e adolescentes. Surpreendentemente, 25% das doenças reumáticas acometem pessoas com até 16 anos de idade, revelando um cenário preocupante que demanda um cuidado especial. A reumatopediatra da Clínica IBIS, Dra. Roberta Gomes, explica que o termo “reumatismo em crianças”, é um conjunto de condições que, além de acometerem ossos, articulações, cartilagens e músculos, também podem comprometer órgãos internos indispensáveis à vida, a exemplo de rins, coração, pulmões, intestino, olhos, sistema nervoso central e pele.

As doenças reumáticas pediátricas se dividem em dois grandes grupos: as autoimunes, em que estão a artrite idiopática juvenil e o lúpus eritematoso sistêmico juvenil, e as autoinflamatórias, entre elas a Febre Familiar do Mediterrâneo. A predisposição genética desempenha um papel significativo no desenvolvimento dessas patologias, mas fatores ambientais como nutrição inadequada, exposição à poluição ou radiação ultravioleta também podem contribuir.

Para um diagnóstico precoce, os pais devem estar atentos a sinais como dores nas articulações ou nas costas, alterações no aspecto das articulações, febre persistente, cansaço excessivo, dificuldade de locomoção, erupções cutâneas e problemas de visão ou audição. “É muito importante que os pais fiquem atentos àquela criança que começou a apresentar alguns achados que antes não eram encontrados, como quedas frequentes, claudicação ou dificuldade de correr, por exemplo”, alerta a especialista, reforçando ainda que os sintomas iniciais podem ser inespecíficos, levando a confusões com outras condições. “A grande questão nessa população muitas vezes é realizar corretamente os diagnósticos diferenciais”, afirma a médica.  Provas inflamatórias, autoanticorpos e exames de imagem das articulações podem auxiliar no diagnóstico.

Tratamentos e pesquisas

O tratamento requer uma abordagem multidisciplinar, envolvendo reumatologistas pediátricos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais de saúde. As opções terapêuticas incluem anti-inflamatórios, antibióticos, corticoterapia e drogas imunossupressoras, além de atividades físicas adequadas e suporte psicológico. Dra. Gomes ressalta que existem protocolos próprios para o tratamento de doenças reumáticas na população pediátrica, que diferem dos seguidos na população adulta.

A pesquisa na área tem avançado significativamente. “Atualmente, com os avanços tecnológicos, foi possível identificar várias citocinas envolvidas no desencadeamento das doenças reumáticas”, explica Dra. Gomes. Novos tratamentos, a exemplo dos imunobiológicos e medicamentos sintéticos, têm revolucionado o manejo dessas condições.

Embora muitas doenças reumáticas sejam inevitáveis, algumas medidas podem ajudar na prevenção ou melhorar a resposta ao tratamento. A especialista recomenda uma alimentação saudável, rica em cálcio e ômega 3, evitar o excesso de telas e praticar atividades físicas regularmente. “A ação muscular é essencial para o desenvolvimento ósseo, já que na infância e adolescência os ossos crescem em comprimento e espessura”, destaca.

O Dia de Conscientização das Doenças Reumáticas serve como um lembrete importante da necessidade de atenção e cuidado com a saúde de crianças e adolescentes. Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, é possível melhorar significativamente a qualidade de vida desses jovens pacientes, permitindo que eles desfrutem de uma infância e adolescência plenas, apesar dos desafios impostos por essas condições.

Veja também

Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026