Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Estandes de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis atendem população nos festejos do São João da Bahia

Edmar Santos trabalha como auxiliar de vendas durante o São João da Bahia, no Parque de Exposições de Salvador, e aproveitou uma folguinha para fazer a testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no posto da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), instalado no local. Além do Parque, em Salvador, o Governo do Estado instalou outros 12 estandes de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, em cidades que concentram grandes eventos juninos, como Amargosa, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim e Ibicuí. A capital baiana conta ainda com mais dois postos de saúde temporários, localizados no Pelourinho e em Paripe.

Para Edmar, a unidade de testagem de ISTs facilita bastante a vida de quem não tem acesso fácil a este tipo de exame: “Uma oportunidade importante, para quem não tem dinheiro, fazer esse teste de graça é muito bom”. Cada dia de funcionamento dos estandes tem capacidade para realizar até mil testes, e a expectativa é ultrapassar a marca de 50 mil exames realizados durante os festejos juninos do ano passado.

A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, destaca que os postos ajudam na diminuição do contágio das ISTs no Estado. De acordo com ela, este ano tem novidade nos postos. “Nós estamos ofertando a profilaxia após exposição. Para aqueles casos de pessoas que sofrem um acidente com perfurocortante ou até tem uma relação desprotegida, por qualquer motivo, dentro de 72 horas, essas pessoas podem procurar aqui o posto e fazer o tratamento pós-exposição”, explicou Eleuzina.

Nos festejos juninos do ano passado, nos sete municípios onde os estandes foram implantados, foram registrados 209 diagnósticos positivos para sífilis, 21 para HIV, 13 para hepatite C e quatro para hepatite B. Este ano, além dos 13 estandes de testagem, que funcionam até o dia 29 de junho, a Operação da Saúde conta com plantões extras em unidades estaduais, além de equipes da Ouvidoria, da Corregedoria e da Vigilância em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!