Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Exercícios aeróbicos podem ser aliados na prevenção do Alzheimer, segundo estudo

Um novo estudo realizado pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, e pela Universidade Federal de São Paulo, sugere que o exercício aeróbico regular – caminhar e correr (seja na rua ou na esteira); nadar, andar de bicicleta ou dançar – pode ser eficaz na prevenção da doença de Alzheimer. A descoberta fornece uma nova esperança na luta contra esse distúrbio neurológico tão debilitante, que causa perda de memória e confusão, resultado de alterações cerebrais que prejudicam as células, causando os sintomas da doença. “Quando feitos corretamente, com orientação e para essa finalidade, os exercícios podem ser aliados poderosos no combate ao Alzheimer e a outras doenças”, explica Allan Lacerda, Coordenador na Rede Alpha Fitness.

Os pesquisadores se concentraram no hipocampo, uma região do cérebro que regula a memória e o aprendizado. Suas descobertas revelaram que exercícios aeróbicos, como a corrida e o ciclismo, podem ajudar a proteger e reconstruir o cérebro. Por se tratar de uma doença cerebral degenerativa, o Alzheimer não tem cura, e acaba afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Embora saibamos que o exercício ajuda a retardar o declínio cognitivo, o estudo revela como ele preserva as células cerebrais em um nível mais profundo.

Os pesquisadores descobriram que o exercício aeróbico reduziu a inflamação cerebral em torno de 55% a 68%, o que é crítico para a saúde cognitiva. O estudo demonstrou também conectividade aprimorada entre as células cerebrais, resultando em melhor equilíbrio e coordenação no cérebro envelhecido. Esses resultados sugerem que o exercício aeróbico não apenas mantém as células cerebrais mais saudáveis, mas também ajuda a restaurar funções importantes. Isso pode desempenhar um grande papel na prevenção de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer. “A prática regular de exercícios pode ajudar a reduzir dores, melhorar a função articular, equilibrar o diabetes, evitar doenças cardíacas, e também retardar a progressão do alzheimer e outras doenças, conforme essa última pesquisa revela”, afirma o especialista da Rede Alpha Fitness.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

55046723069_f9373740d3_c
Bahia atropela o Galícia na Fonte Nova
O Bahia não encontrou dificuldades para golear o Galícia, por 3×0, pela terceira rodada do Baianão....
Michael
Santos avança por contratação de atacante Michael, do Flamengo
O Santos avançou para mais uma contratação para a temporada de 2026. Segundo a ESPN, o clube está com...
Bailinho de Quinta 03
Terraço do Barra recebe Bailinho de Quinta com show aberto ao público neste sábado (17)
Neste sábado (17), o Terraço do Barra recebe show exclusivo do Bailinho de Quinta, a partir das 17h....
Bianca Reis - Luciana Bahia
Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida
O janeiro branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014, que busca chamar a atenção para o tema da...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar