Salvador, 26 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Favorito no Santos, Sampaoli ficou marcado por agressões em trabalho no Flamengo

Técnico com passagens por Santos, Flamengo, e seleções de Chile e Argentina, Jorge Sampaoli, favorito para reassumir o comando do Santos, coleciona polêmicas ao longo da carreira.
No Brasil, o último trabalho de Sampaoli foi no Flamengo, onde ficou marcado por pressão e episódios de agressão.
AS POLÊMICAS DE SAMPAOLI
Sampaoli chegou ao Flamengo em abril de 2023. A passagem do técnico no Ninho do Urubu foi marcada pela cobrança por desempenho, falta de proximidade com os jogadores e episódios de agressão.
“Quero criar um time invencível”, disse Sampaoli após a goleada por 8 a 2 no Maringá, em confronto pela Copa do Brasil. A frase foi argumento para cobranças nos jogos seguintes, quando o bom futebol não apareceu.
A maior polêmica no Flamengo ocorreu após a vitória do Flamengo por 2 a 1 contra o Atlético-MG. Na ocasião, o preparador físico Pablo Fernández, amigo pessoal de Sampaoli, agrediu Pedro com um soco no rosto dentro do vestiário da Arena Independência, após o jogador se recusar a participar de um aquecimento na reta final da partida.
Após incidente envolvendo Pedro, dois outros jogadores do Flamengo se desentenderam em um treino. Varela e Gerson trocaram socos, e a briga foi abafada por mais uma vitória do Flamengo, dessa vez contra o Grêmio, por 1 a 0.
Na coletiva pós-jogo, o treinador filosofou sobre as agressões no ambiente rubro-negro.
O futebol é um circo romano quente. As pessoas vêm para levantar o polegar ou abaixar. As pessoas precisam dessa violência para viver, somos parte disso Jorge Sampaoli, então técnico do Flamengo
CARREIRA COMO TÉCNICO
Sampaoli começou a carreira no argentino Alumni de Casilda, em 1994, e colecionou passagens por times menores ao longo dos anos 90. Em 2002, treinou o Sport Boys, do Peru, e no ano seguinte o Emelec, do Equador, até se destacar pela Universidad de Chile.
Pelo time chileno, o técnico conquistou seu primeiro título profissional, o Apertura de 2011. No mesmo ano, levou a La U à conquista da Sul-Americana e ao bicampeonato chileno ao fim da temporada.
Com a boa passagem pela Universidad de Chile, Sampaoli assumiu a seleção chilena em 2012. Com a La Roja, Sampaoli foi eliminado pelo Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014, ao perder nos pênaltis por 3 a 2 e empatar por 1 a 1 no tempo normal.
Em 2015, o técnico conquistou a Copa América, quando o Chile venceu a Argentina nos pênaltis. O treinador deixou a seleção chilena em meio a denúncias de que corrupção por parte de Sergio Jadue, então presidente da Federação Chilena, e ser revelado que o técnico recebia um salário de 200 milhões de pesos (mais de R$ 1 milhão na cotação atual), o que desgastou sua imagem no país.
Sampaoli ainda dirigiu o Sevilla, da Espanha, em 2016, e a seleção argentina, em 2017. O treinador ainda teve passagens por Santos, Atlético-MG e Flamengo. O último clube do técnico foi o Rennes, da França, de onde saiu em 30 de janeiro de 2025, após 10 jogos e apenas três vitórias.

Bahia Notícias

Veja também

Copa do Mundo Feminina de 2027
Rio de Janeiro sediará sorteio da Copa do Mundo Feminina de 2027 em dezembro
O sorteio final da Copa do Mundo Feminina de 2027 será realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro...
sangue
Lei cria Junho Vermelho para incentivar doação de sangue
Norma prevê ações de conscientização e iluminação de prédios públicos O mês de junho passará a integrar...
sesau-vacimovel-multivacinacao-foto-everaldo-paixao1
“Vacimóvel” intensifica Campanha Nacional de Multivacinação na sede e orla de Camaçari
A Campanha Nacional de Multivacinação segue em todo Brasil até 3 de setembro e, em Camaçari, a iniciativa...
WhatsApp Image 2026-08-24 at 18.55
Bahia reforça articulação com União e municípios para enfrentar impactos do El Niño
Participação em diálogo federativo ocorre enquanto Estado prepara plano de ações para seca, segurança...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026