Salvador, 9 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

FBI identifica atirador que tentou matar Donald Trumpo

O atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi cometido por um jovem de 20 anos, que possuía registro como filiado ao partido republicano. Thomas Matthew Crooks foi morto após o ataque por agentes do Serviço Secreto.

O nome de Crooks foi divulgado pelo FBI, de acordo com a CNN norte-americana, em um comunicado na manhã deste domingo, 14. O homem era residente de Bethel Park, na Pensilvânia.

O atirador se posicionou em um telhado fora do perímetro de segurança criado para o comício. Crooks foi morto ali mesmo, por forças que faziam a guarda de Trump.

O jovem havia se formado no ensino médio em 2022 e estava registrado para votar como republicano, partido de Trump. Porém, a Comissão Eleitoral Federal tem registro de uma doação em seu nome de US$ 15 para um comitê aliado ao partido Democrata, em 2021.

A CNN norte-americana entrou em contato com o pai de Crooks, que disse estar tentando entender o que havia acontecido. Ele preferiu não falar mais nada até ter orientação de um advogado.

“Tentativa de assassinato”
Neste mesmo comunicado, o FBI informou que o caso está sendo tratado como “tentativa de assassinato”.

Autoridades ainda investigam o que ocorreu, bem como as motivações do atirador, e não descartam que possa haver mais pessoas envolvidas nesse ataque.

Atentado a Trump
O ex-presidente Donald Trump foi retirado às pressas do palco, depois que tiros interromperam o comício em que ele discursava neste sábado, 13, em Butler, Pensilvânia. Ele tinha manchas de sangue visíveis na orelha quando foi levado pela equipe de seguranças.

O atirador e um dos apoiadores de Donald Trump que participava do comício foram mortos. Outros dois participantes do comício estão internados em estado grave.

Posteriormente, Trump se pronunciou em sua rede social, Truth, dizendo ter sido atingido na orelha. “Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado pois ouvi um som de zumbido, tiros, e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Houve muito sangramento, então percebi o que estava acontecendo”, escreveu.

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige